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dc.contributor.advisorHenriques, Pedro Rangelpor
dc.contributor.advisorLima, Lázaro Vinícius de Oliveirapor
dc.contributor.authorSaraiva, Francisco Manuel Vitalpor
dc.date.accessioned2023-03-20T15:31:13Z-
dc.date.available2023-03-20T15:31:13Z-
dc.date.issued2022-
dc.date.submitted2022-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83352-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Informatics Engineeringpor
dc.description.abstractComputational Thinking is the problem solving method based on picking a complex problem, understanding what the problem is and developing solutions in a way that a computer or human could solve it. To aid in this task Augmented Reality provides a more visual and interesting way of presenting problems to subjects, that will solve puzzles presented as computational inputs. This work is composed of a case study of Augmented Reality and their uses and practices, Computational Thinking definitions and importance in society, as well as games and puzzles used as a training and skill developing tools among students. Based on the gathered data a proof of concept tool was developed to test and create an engaging game to retain the subjects interest to train Computational Thinking. The project developed tackled various technologies that together provided a fun and interactive game that developed Computational Thinking skills with positive feedback on the use of the Augmented Reality.por
dc.description.abstractPensamento Computacional é o método de resolução de problemas baseado em escolher um problema complexo, entender qual o problema e desenvolver soluções de uma maneira que um computador ou humano podem resolver. Para ajudar nesta tarefa a Realidade Aumentada oferece uma mais visual e interessante maneira de apresentar problemas a indivíduos que irão resolver puzzles apresentados como inputs computacionais. Este trabalho é composto de um caso de estudo sobre Realidade Aumentada e os seus usos e práticas, Pensamento Computacional, as suas definições e a importância na sociedade, como também jogos e puzzles usados como ferramentas de desenvolvimento e treino de aptidão entre estudantes. Com base nos dados recolhidos uma ferramenta de prova de conceito foi desenvolvida para testar e criar uma experiência atraente para reter o interesse de indivíduos para treinar o Pensamento Computacional. O projeto foi desenvolvido enfrentado várias tecnologias que juntas ofereceram um jogo divertido e interativo para desenvolver o Pensamento Computacional com um feedback positivo sobre o uso da Realidade Aumentada.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAugmented realitypor
dc.subjectComputational thinkingpor
dc.subjectLearning resourcespor
dc.subjectVideo gamepor
dc.subjectGame based learningpor
dc.subjectRealidade aumentadapor
dc.subjectPensamento computacionalpor
dc.subjectRecursos de aprendizagempor
dc.subjectJogo de vídeopor
dc.subjectAprendizagem baseada em jogospor
dc.titleBuilding a game with augmented reality: for training computational thinkingpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203237650por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade19 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Eletrotécnica, Eletrónica e Informáticapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

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