Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83477

TítuloÉcfrase e Autorrepresentação em Esta noite sonhei com Brueghel, de Fernanda Botelho
Outro(s) título(s)Ekphrasis and self-representation in Esta noite sonhei com Brueghel [Last night I dreamed of Brueghel], by Fernanda Botelho
Autor(es)Martiolli, Bruna Oliveira
Orientador(es)Ribeiro, Eunice
Palavras-chaveÉcfrase
Autorrepresentação
Narrativa
Fernanda Botelho
Ekphrasis
Self-representation
Narrative
Data3-Nov-2022
Resumo(s)Situando-se no quadro dos estudos literários e intermediáticos, a presente dissertação tem por objetivo desenvolver uma reflexão acerca da utilização, na narrativa romanesca, do dispositivo ecfrástico – que, até aqui, tem sido analisado sobretudo no âmbito da poesia – bem como suas articulações com a autobiografia e o autorretrato literário. O corpus de partida e análise foi o romance Esta Noite Sonhei com Brueghel (1989), da autora Fernanda Botelho (1926-2007), onde procurei investigar os respetivos mecanismos ecfrásticos, os quais põem em jogo as telas do pintor renascentista flamengo Pieter Brueghel (1530-1569) que servirão à protagonista Luíza para sucessivas inflexões autorreflexivas e analíticas perante as situações de seu dia a dia. Em termos metodológicos, a investigação parte do conceito de écfrase aplicado à narrativa literária, analisando a sua rentabilidade nos processos de autorrepresentação romanesca; como referências teóricas neste campo de estudos utilizei, centralmente, Heffernan (1991), Moisés (2004), Hansen (2006), Louvel (2012), Avelar (2018). No confronto do universo romanesco de Fernanda Botelho com a pintura de Brueghel e no que concerne as noções de retrato literário e autobiografia foram convocados, entre outros, estudos de Genette (1972), Beaujour (1980), Deleuze (1985), Lejeune (1996), Leonel Lopes (2002) Bonn (2007), Marcelo Oliveira (2012), Lepecki (2012).
Situated within the framework of literary and intermedia studies, this dissertation aims to develop a reflection on the use, in the novelistic narrative, of the ekphrastic device – which, until now, has been analyzed mainly in the context of poetry – as well as its articulations with autobiography and literary self portrait. The corpus of analysis was the novel Esta Noite Sonhei com Brueghel (1989), by the author Fernanda Botelho (1926-2007), where I tried to investigate the ekphrastic mechanisms, which put into play the canvases of the Flemish Renaissance painter Pieter Brueghel (1530-1569) that will serve the protagonist Luíza for successive self-reflexive and analytical inflections in face of the situations of her daily life. In methodological terms, the investigation starts from the concept of ekphrasis applied to literary narrative, analyzing its profitability in the processes of novelistic self-representation; as theoretical references in this field of studies I used, centrally, Heffernan (1991), Massaud Moisés (2004), Hansen (2006), Mário Avelar (2018). In the confrontation of Fernanda Botelho's novelistic universe with Brueghel's painting and the notions of literary portrait and autobiography, I used, among others, studies by de Genette (1972), Beaujour (1980), Deleuze (1985), Lejeune (1996), Leonel Lopes (2002) Bonn (2007), Marcelo Oliveira (2012), Lepecki (2012).
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Literaturas de Língua Portuguesa
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83477
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Bruna Oliveira Martiolli.pdf674,52 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID