Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83592

TítuloO impacto da identidade organizacional na perceção dos públicos internos: o caso de uma empresa tecnológica
Outro(s) título(s)The impact of the organizational identity on the perception of internal publics: the case of a technological company
Autor(es)Madureira, Mariana Benito de Paiva
Orientador(es)Ruão, Teresa
Palavras-chaveCiências da comunicação
Comunicação interna
Comunicação organizacional
Identidade organizacional
Communication sciences
Internal communication
Organizational communication
Organizational identity
Data2022
Resumo(s)Perante os desafios que as organizações enfrentam com os seus públicos internos e externos, a identidade organizacional é fulcral para que os stakeholders reconheçam as organizações, assim como para a formação de uma imagem positiva que promova a sua reputação (Santos, 2007). Torna-se, assim, fundamental desenvolver uma identidade organizacional estratégica para que os públicos internos se possam sentir alinhados com a organização e motivados pelo seu ADN. A presente investigação tem, pois, como objetivo estudar o papel da identidade organizacional na motivação e perceção dos colaboradores das instituições, assim como desenvolver a análise da nova identidade da OZONO, uma empresa tecnológica que pertence ao grupo ARMIS, à luz dos desafios do setor tecnológico. Prosseguindo estas ideias, e de forma a ser possível partilhar a nova identidade organizacional e gerar mudança nos públicos internos, adotou-se a metodologia de investigação-ação, que alia a compreensão à intenção de mudança (Coutinho, 2014). Numa fase inicial, realizou-se o diagnóstico através da análise documental e de uma entrevista a um dos elementos da Gestão de Negócio. De seguida, foi planificado e implementado um Plano de Identidade Organizacional, apoiado de uma estratégia de comunicação, de forma a comunicar aos públicos internos o novo ADN da empresa. Ao longo da fase de ação, foi utilizada a observação direta para um acompanhamento próximo do decorrer das ações e alteração ao plano, caso se justificasse. A avaliação, que corresponde à última fase do primeiro ciclo de investigação-ação, foi realizada através de um questionário aos 25 colaboradores da OZONO. De forma generalizada, podemos afirmar que o ciclo de investigação-ação gerou as mudanças pretendidas, nomeadamente resultou na motivação dos públicos internos, no aumento do sentido de pertença com a empresa, e, sobretudo, permitiu que os colaboradores apreendessem a identidade organizacional e se identificassem com ela no seu dia a dia. Implementado o plano, percebemos que os públicos internos se sentem mais ligados e próximos à empresa, nomeadamente aqueles que se encontram em regime de outsourcing. Este projeto demonstra a importância das organizações, de qualquer setor, definirem uma identidade organizacional estratégica, que espelhe os seus objetivos, promovam uma comunicação adequada da mesma, para que o envolvimento dos públicos internos seja alavancado.
Given the challenges that organizations face with their internal and external audiences, organizational identity is crucial for stakeholders to recognize organizations, as well as for the formation of a positive image that promotes reputation (Santos, 2007). As such, it is essential to develop a strategic organizational identity so that internal audiences can feel aligned with the organization and motivated by its DNA. Therefore, this research aims to study the role of organizational identity in the motivation and perception of employees of institutions, as well as to develop the analysis of the new identity of OZONO, a technology company that belongs to ARMIS group, in the light of the challenges of the technology sector. Pursuing these ideas and to be able to share the new organizational identity and generate change in internal audiences, the action-research methodology was adopted, which combines understanding with the intention of change (Coutinho, 2014). Initially, the diagnosis was made through document analysis and an interview with a member of the Business Management team. Afterwards, an Organizational Identity Plan was organized and implemented, supported by a communication strategy, in order to communicate the new DNA of the company to the internal publics. Throughout the action phase, direct observation was used for close monitoring of the course of actions and changes to the plan, if justified. The evaluation, which corresponds to the last phase of the first action-research cycle, was carried out through a survey to 25 OZONO employees. Generally speaking, we can say that the action-research cycle generated the intended changes, namely resulted in the motivation of the internal public, increased the sense of belonging to the company, and, above all, allowed employees to grasp the organizational identity and identify with it on a daily basis. Once the plan was implemented, we noticed that the internal publics feel more connected and closer to the company, namely those who are outsourced. This project demonstrates the importance for organizations, in any sector, to define a strategic organizational identity that mirrors their objectives, promote adequate communication of the same, so that the involvement of internal audiences is leveraged.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de ação de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Publicidade e Relações Públicas9
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83592
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Projeto Acao_Mariana Madureira.pdf15,26 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID