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https://hdl.handle.net/1822/83614
Título: | Educação de adultos: quanto mais larga e diversa, mais humana |
Autor(es): | Lima, Licínio C. |
Data: | 2022 |
Editora: | APEFA - Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos |
Citação: | Lima, L. C. (2022). Educação de adultos: quanto mais larga e diversa, mais humana. In Armando Loureiro & Paulo Feliciano (Orgs.), Educação de adultos, perspetivas e associativismo (pp. 36-41). Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos |
Resumo(s): | [Excerto] Componente central e incontornável do ideal de uma educação permanente, que desde Condorcet (1792) recusou o projeto de formação de pessoas apenas, ou sobretudo, hábeis, a educação de adultos enfrenta hoje dilemas políticos e institucionais importantes. Talvez o mais elementar, mas simultaneamente o mais crucial, seja o de saber se enquanto complexo de políticas públicas e de práticas sociais ainda continua a reconhecer-se como integrando o campo educativo, em toda a sua latitude e longitude. Ou se, pelo contrário, se define prioritariamente, de forma estreita e predominantemente instrumental, como estratégia de formação de "capital humano", de aprendizagem de competências para o mercado de trabalho, de qualificações e requalificações da mão de obra assalariada. Dito de outro modo, a educação de adultos assume o projeto de contribuir para que nos tornemos mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? [...] |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83614 |
ISBN: | 978-898-33-3570-3 |
Acesso: | Acesso aberto |
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Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Educação de adultos - quanto mais larga e diversa, mais humana.PDF | 1,77 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |