Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83614

TítuloEducação de adultos: quanto mais larga e diversa, mais humana
Autor(es)Lima, Licínio C.
Data2022
EditoraAPEFA - Associação Portuguesa para a Educação e Formação de Adultos
CitaçãoLima, L. C. (2022). Educação de adultos: quanto mais larga e diversa, mais humana. In Armando Loureiro & Paulo Feliciano (Orgs.), Educação de adultos, perspetivas e associativismo (pp. 36-41). Associação Portuguesa de Educação e Formação de Adultos
Resumo(s)[Excerto] Componente central e incontornável do ideal de uma educação permanente, que desde Condorcet (1792) recusou o projeto de formação de pessoas apenas, ou sobretudo, hábeis, a educação de adultos enfrenta hoje dilemas políticos e institucionais importantes. Talvez o mais elementar, mas simultaneamente o mais crucial, seja o de saber se enquanto complexo de políticas públicas e de práticas sociais ainda continua a reconhecer-se como integrando o campo educativo, em toda a sua latitude e longitude. Ou se, pelo contrário, se define prioritariamente, de forma estreita e predominantemente instrumental, como estratégia de formação de "capital humano", de aprendizagem de competências para o mercado de trabalho, de qualificações e requalificações da mão de obra assalariada. Dito de outro modo, a educação de adultos assume o projeto de contribuir para que nos tornemos mais humanos e livres, ou apenas mais competitivos e úteis? [...]
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83614
ISBN978-898-33-3570-3
AcessoAcesso aberto
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Educação de adultos - quanto mais larga e diversa, mais humana.PDF1,77 MBAdobe PDFVer/Abrir

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