Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83624

TítuloEscrever na escola no século XXI: inquietações e desafios para os professores de línguas
Outro(s) título(s)Writing at school in the 21st century: concerns and challenges for language teachers
Autor(es)Carvalho, José António Brandão
Palavras-chaveTecnologias
Escrita
Ensino e aprendizagem
ICT
Writing
Teaching and learning
DataOut-2019
EditoraUniversidade Federal da Paraíba (UFPB)
RevistaTemática
Resumo(s)A evolução tecnológica que estamos a viver tem gerado profundas transformações nos usos da linguagem escrita, a vários níveis: nos meios e nos instrumentos utilizados para escrever; nos processos físicos e cognitivos implicados na produção textual; na edição do texto e nos modos utilizados para veicular sentido; nos contextos em que se comunica por escrito, nas coordenadas que os configuram e nos géneros textuais que deles decorrem, alguns deles com linguagens e códigos próprios e muito específicos. Tendo isto em conta, procura-se, neste artigo, analisar as implicações desta revolução tecnológica no contexto da escola e no modo como esta perspetiva a escrita enquanto objeto de ensino e de aprendizagem e enquanto veículo de transmissão de saberes.
The technological evolution that we are experiencing is causing deep transformations in the uses of written language, concerning different aspects: the means and instruments used for writing; the physical and cognitive processes involved in text production; the text editing processes and the modes used to convey meaning; the contexts of written communication; thetext genresthat emerge in these new communication contexts. Taking this into account, this article seeks to analyze the implications of this technological revolution in the context of the school and in the ways it views writing as an object of teaching and learning and as aninstrumentof knowledge transmission.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83624
DOI10.22478/ufpb.1807-8931.2019v15n10.48347
e-ISSN1807-8931
Versão da editorahttps://periodicos.ufpb.br/ojs2/index.php/tematica/article/view/48347
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Escrever na Escola no Século XXI.pdf225,86 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID