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TítuloLiderança multifacetada e em contracorrente à erosão da gestão democrática: a ação de um diretor de escola
Outro(s) título(s)Multifaceted leadership and in countercurrent to the erosion of democratic management: the action of a school director
Autor(es)Martins, Fernanda
Macedo, Ana Paula
Palavras-chaveNovo modelo de gestão
Gestão democrática
Diretor de escola
Tipo de liderança
New management model
Democratic management
School principal
Type of leadership
Data2019
EditoraPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS)
RevistaEducação por Escrito
Resumo(s)O presente estudo parte do princípio que o atual modelo de gestão, Decreto-Lei nº 75/2008, de 22 de abril, ao atribuir centralidade ao diretor da escola não agrupada ou agrupamento de escolas pode ser um fator de erosão da gestão democrática e, consequentemente, de fragmentação das práticas de colegialidade dos profissionais. Para uma compreensão, no plano da ação, dessa nova realidade, recorreu-se ao método do estudo de caso e apresentam-se dados relacionados com o perfil do diretor da escola, bem como com a liderança exercida por esse ator no anterior e no atual modelo de gestão. Neste âmbito, as técnicas de recolha de dados consistiram no inquérito por entrevista a diferentes atores escolares, bem como na análise de documentos de cariz oficial. Os resultados deste estudo apontam para a existência de uma congregação de ações e lógicas afetas tanto a uma liderança de tipo empresarial e gerencial, como a uma liderança antagonista/reivindicativa e, ainda, a uma liderança democrática. É nesse contexto que são reveladas algumas dimensões dos diferentes tipos de liderança, uma liderança multifacetada, rompendo com um certo mito de um tipo único de liderança exercido pelo diretor de escola, independentemente dos grupos com quem interage, das situações imprevistas e das incertezas que venham a surgir no quotidiano de uma escola.
The present study assumes that the current management model by assigning centrality to the director of the non-grouped school or grouping of schools can be a factor in the erosion of democratic management and, consequently, in the fragmentation of professional collegiality practices. For an understanding of this new reality a case study is carried out based on the available data, related with the profile of the director of the school, as well as the leadership exercised by this actor in the previous management models and current. In this context, we emphasize, as data collection techniques, the interview survey of different school actors, as well as the analysis of official documents. The results of this study point to the existence of a congregation of actions and logics related to both empresarial leadership, as well as antagonistic/confrontation leadership, insofar as the director seeks to have the voice of the ministry of education decisions affecting the school.It is in this context that some dimensions of the different types of leadership are revealed, a multifaceted leadership, breaking with a certain myth of a unique type of leadership, regardless of the groups that interact, the unforeseen situations and the uncertainties in the daily life of a school.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83626
DOI10.15448/2179-8435.2019.1.31659
ISSN2179-8435
e-ISSN2179-8435
Versão da editorahttps://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/porescrito/article/view/31659/19442
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
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