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https://hdl.handle.net/1822/83673
Título: | Design sustentável de superfícies têxteis através da técnica de “marbling”: um contributo para a viabilidade da técnica |
Autor(es): | Costa, Catarina Filipa Menezes da |
Orientador(es): | Cunha, Joana |
Palavras-chave: | Design sustentável Design têxtil Marbling Textile design Sustainable design |
Data: | 24-Jan-2023 |
Resumo(s): | Dada a atual emergência de adoção de práticas mais sustentáveis na produção de artigos têxteis,
a atenção do projeto focou-se no design de superfícies têxteis por via da estamparia baseado na
técnica artesanal de Marbling. A concretização da técnica efetua-se através da sinergia entre o
banho, as tintas e o suporte têxtil. Assim sendo, o procedimento consiste na utilização de um
espessante que permita criar a tensão superficial necessária para que as tintas consigam
suspender eficazmente à superfície, sendo que por meio desta vertente, dá-se a criação de uma
padronização que posteriormente será transferida para um substrato têxtil.
O presente trabalho aborda essencialmente a componente do banho, de modo a promover uma
aplicação mais eficaz da técnica sobre suportes têxteis adequados a vestuário ou têxteis lar,
através do estudo da adequabilidade de diversos espessantes cuja base seja de origem natural e
não agressivos ao ambiente nem ao ser humano. Foram selecionados oito espessantes que variam
entre espessantes alimentares, espessantes de uso geral e espessantes têxteis, em diferentes
valores de concentração. Para o estudo do comportamento dos espessantes foram utilizadas quer
tintas acrílicas para tecido quer pigmentos. Outro dos parâmetros estudados, foca--se em torno da
expansão das tintas ao longo da superfície no banho. Após a imposição destas pode ocorrer uma
certa dificuldade de expansão proporcionando uma área bastante reduzida ao pretendido, de modo
a solucionar esta problemática são utilizados agentes dispersantes que permitem a criação de
área mais expansiva. No seguimento da mesma ideologia defendida ao longo do projeto em
questão, a sustentabilidade, optou-se por utilizar três espessantes que não são de todo prejudiciais
ao ser humano nem ao ambiente. A exploração destes permitiu compreender quais os
dispersantes mais eficazes para a concretização da técnica de marbling, assim como as
quantidades ideias para uma utilização otimizada.
Numa fase final de validação da técnica, a mesma procedeu-se através de diversos ensaios
laboratoriais que comprovam a solidez do estampado à limpeza e manutenção doméstica de
acordo com as normas ISO. Após a efetuação das mesmas foi possível proporcionar uma etiqueta
de lavagem para o tecido envolvente. Como etapa conclusiva da investigação em si, foram ainda
concretizados dois protótipos que permitiram demonstrar mais concretamente o valor estético que
a técnica proporciona em ambos os contextos explorados, o vestuário e os têxteis lar, perante a
criação de um vestido infantil e de um abajur. Given the current emergence of adopting more sustainable practices in the production of textile articles, the project’s attention was focused on the design of printed textile surfaces based on the artisanal technique of Marbling. The implementation of the Marbling technique is carried out through the synergy between the bath, the paints, and the textile support. Therefore, the procedure consists of the use of a thickener that creates the necessary surface tension for the paints to be able to effectively suspend the surface, and through this aspect, a standardization takes place that will later be transferred to a substrate textile. Thus, the present work addresses the bath component, to promote a more effective application of the technique on textiles suitable for clothing or home textiles, through the study of the suitability of various thickeners of natural origin and non-aggressive neither to the environment nor to the human being. Six thickeners were selected, ranging from food thickeners, general purpose thickeners and textile thickeners, at different concentration values To study the behaviour of the thickeners, both acrylic fabric inks and textile pigments were used. Another of the parameters studied focuses on the expansion of the paints along the surface in the bath. After the imposition of these, there may to occur a certain difficulty in expansion, providing a reduced area to the intended, to solve this problematic, dispersing agents are used that allow the creation of a more expansive area. Following the same ideology defended throughout the project in question, sustainability, it was chosen to use three thickeners that are not at all harmful to humans nor to the environment. The exploration of these allowed to understand which are the most effective dispersants for the concretion of the marbling technique, as well as the ideal quantities for optimizes use. In a final stage of validation of the technique, the same proceeded through diverse laboratory rehearsals that prove the fastness of the print to cleaning and domestic maintenance in accordance with ISO standards. After the effectuation of the rules, it was possible to provide a wash label for the enveloping fabric. As a conclusive stage of the investigation it self, two prototypes were still carried out that allowed to demonstrate more concretely the aesthetic value that the technique provides in both explored contexts, clothing, and home textiles, for the creation of a dress and a lamp. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Dissertação de mestrado em Design e Marketing de Produto Têxtil Vestuário e Acessórios |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/83673 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado DET/2C2T - Dissertações de mestrado |
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