Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83950

TítuloRereading the classics: LGBTQ+ characters in The Song of Achilles by Madeline Miller and the impact of social media on its reception
Outro(s) título(s)Releitura dos clássicos: personagens LGBTQ+ em "O Canto de Aquiles" de Madeline Miller e o impacto das redes sociais na sua receção
Autor(es)Rocha, Ana Rita Lopes Bettencourt
Orientador(es)Pereira, Margarida Esteves
Louro, Maria Filomena
Palavras-chaveEstudos de receção clássica
Estudos queer
O Canto de Aquiles
Redes sociais
Representações de género
Classical reception studies
Gender and representation
Queer studies
Social Media
The Song of Achilles
Data16-Mar-2023
Resumo(s)Os Estudos de Receção Clássica exploram como os materiais gregos e romanos foram "transmitidos, traduzidos, extraídos, interpretados, reescritos e representados" (Hardwick & Stray, 2008, p.1). Os estudos analisam a trajetória do material clássico ao longo dos anos, e investigam as sociedades em que os materiais são recebidos. Investigam igualmente as obras que foram censuradas ou esquecidas, e questionam a prevalência de determinadas obras e prospeções. Madeline Miller escreveu o célebre livro intitulado "O Canto de Aquiles", uma releitura da Ilíada através do ponto de vista de Pátroclo. A autora recorre ao material grego e romano para reescrever a história como um romance homossexual entre os heróis gregos. Quase uma década depois, o livro ganhou uma nova popularidade, graças à aplicação da rede social TikTok, especificamente a comunidade denominada "#BookTok”. Na presente dissertação, será considerado como a autora recebeu, no âmbito dos Estudos de Receção, o material grego e romano, a sua perspetiva enquanto mulher a reescrever os clássicos, como as personagens LGBTQ+ foram representadas, e como tal influenciou a respetiva receção do livro. Adicionalmente, será analisada a importância da representação LGBTQ+ em termos de conteúdo visual e literário, e o impacto atual das redes sociais na receção do livro, bem como na generalidade da indústria literária.
Classical Reception Studies explore how the Greek and Roman materials have “been transmitted, translated, excerpted, interpreted, rewritten, re-imaged and represented” (Hardwick & Stray, 2008, p.1). It examines the trajectory of Classical material throughout the years, as well as investigates the societies in which the materials were received. This area of expertise also researches the works that have been silenced or forgotten, and questions the reason for the survival of some works and perspectives over others. Madeline Miller famously wrote The Song of Achilles, a reimagining of The Iliad through Patroclus’s point of view. The author uses Greek and Roman material to rewrite the story as a homosexual romance between the Greek heroes. Almost a decade later, the book gained traction as the social media app TikTok, specifically the #BookTok community, gave rise to the new popularity of the book. In this dissertation, we will consider how the author received the Greek and Roman material, her perspective as a woman rewriting the Classics, the way the LGBTQ+ characters were represented, and how it affected its reception. Furthermore, we will analyse the importance of LGBTQ+ representation in visual and literary content, and the current impact of social media in the reception of the book, as well as in the literary industry in general.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Língua, Literatura e Cultura Inglesas
URIhttps://hdl.handle.net/1822/83950
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

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