Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/83977

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMartins, Paula Cristinapor
dc.contributor.authorJesus, Noémia Gomespor
dc.date.accessioned2023-04-17T17:09:30Z-
dc.date.available2023-04-17T17:09:30Z-
dc.date.issued2023-03-14-
dc.date.submitted2023-01-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/83977-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Psicologia Aplicadapor
dc.description.abstractA adição à internet é um problema aditivo e os estudantes universitários são os mais vulneráveis. Uma das causas para este comportamento é o tempo passado na internet, mas é importante discriminar o tempo na internet, como por exemplo, para lazer. A cybervitimação e o stress são fator a considerar, como componentes que podem desenvolver a adição à internet. No entanto, falta perceber se o tempo na internet para lazer é um moderador que influencia a adição à internet, através do efeito mediador do stress na relação entre a cybervitimação e a adição à internet. Neste estudo, os estudantes universitários da Universidade do Minho com mais de 17 anos responderam a 3 questionários. Segundo os resultados, houve uma associação entre a adição à internet e o tempo na internet para lazer, mas não entre a adição à internet, a cybervitimação e o stress, nem foram verificados os efeitos de mediação e mediação moderador. Conclui-se que continua a ser pertinente estudar a adição à internet, nos estudantes universitários. Estudos futuros poderão abordar o tempo na internet por lazer conjugado com a adição à internet.por
dc.description.abstractInternet addiction is an addictive problem and university students are the most vulnerable. One of the causes for this behavior is the time spent on the internet, but it is important to discriminate the time on the internet, for exemple, for recreation. Cybervictimization and stress are factors to consider, as components that can develop internet addiction. However, it remains to be seen whether time on the internet for recreation is a moderator that influences internet addiction, through the mediating effect of stress on the relationship between cybervictimization and internet addiction. In this study, university students from the University of Minho over 17 years old answered 3 questionnaires. According to the results, there was an association between internet addiction and time on the internet for recreation, but not between internet addiction, cybervictimization and stress, nor were the effects of mediation and moderator mediation verified. It is concluded that it is still relevant to study internet addiction in university students. Future studies may address time on the internet for leisure combined with internet addiction.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectDependência da internetpor
dc.subjectVítimas de cyberbullyingpor
dc.subjectHoras online não-educacionaispor
dc.subjectStress percebidopor
dc.subjectAlunos do ensino superiorpor
dc.subjectInternet addictionpor
dc.subjectCyberbullying victimspor
dc.subjectNon-educational online hourspor
dc.subjectPerceived stresspor
dc.subjectHigher education studentspor
dc.titleCybervitimação, stress percebido, tempo na internet para lazer e adição à internetpor
dc.title.alternativeCybervictimization, perceived stress, recreational internet time and internet addictionpor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203251504por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade15 valorespor
sdum.uoeiEscola de Psicologiapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Noemia Gomes Jesus.pdf980,61 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID