Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84034

TítuloA mediação escolar como meio de promoção de uma gestão positiva de conflitos: Projeto 2Cs
Outro(s) título(s)School mediation as a means of promoting positive conflict management: 2Cs Project
Autor(es)Figueiredo, Marinela Fernandes
Orientador(es)Silva, Ana Maria Costa e
Palavras-chaveAlunos
Gestão positiva de conflitos
Mediação escolar
Positive conflict management
School mediation
Students
Data17-Mar-2023
Resumo(s)O presente relatório descreve as atividades desenvolvidas ao longo do estágio realizado no âmbito do 2º ano do Mestrado em Educação na Área de Especialização em Mediação Educacional numa Escola Artística Regional do Norte. Os objetivos de investigação consistiam em: identificar comportamentos perante situações de conflito; identificar possíveis diferenças de comportamentos e atitudes face aos conflitos em alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo; identificar qual o tipo de conflitos mais comuns; perceber qual o modo de resolução de conflitos que impera entre os alunos; estudar qual o modelo de resolução de conflitos que melhor se adequa aos alunos do 1º Ciclo e do 3º Ciclo. Os objetivos de intervenção consistiam em: fomentar dinâmicas de promoção de uma gestão positiva de conflitos; criar estratégias de implementação de uma gestão positiva de conflitos; desenvolver competências de empatia, criatividade, comunicação, escuta ativa e respeito pelo outro; estimular atitudes de cooperação, diálogo, respeito e solidariedade; e promover o desenvolvimento pessoal e social dos alunos. Estes objetivos estabelecidos aquando da criação do projeto foram sendo atingidos ajudando a responder à questão colocada na fase inicial do projeto: “De que forma os alunos do 1º ciclo e do 3º ciclo lidam com os conflitos?”. Os objetivos foram implementados através da criação de um projeto denominado “Projeto 2Cs”, que surgiu do levantamento de necessidades realizado na fase inicial. Trata-se de um projeto que assenta num dos pilares da mediação educacional, a mediação escolar na vertente da prevenção e gestão positiva de conflitos. A participação neste projeto foi totalmente voluntária, tendo de se adotar, por todos, desde o início, regras básicas. Como principais resultados da implementação do projeto podemos concluir que: na escola existem conflitos de diversos tipos; não existem diferenças no comportamento/atitudes face aos conflitos entre os alunos do 1º ciclo e do 3ºciclo; houve uma evolução nos comportamentos dos alunos participantes após a implementação do projeto relativamente à forma como estes lidam com os conflitos e o modelo que melhor se adequa a estes alunos é o modelo transformativo da mediação.
This report describes the activities carried out during the internship carried out within the framework of the 2nd year of the Master's in Education in the Specialization Area in Educational Mediation at a Northern Regional Art School. The research objectives consisted of: identifying behaviors in conflict situations; identifying possible differences in behavior and attitudes towards conflicts in 1st cycle and 3rd cycle students; identifying the most common type of conflicts; understanding which mode of conflict resolution prevails among students; studying which model of conflict resolution best suits 1st and 3rd cycle students. The intervention objectives consisted of: encouraging dynamics to promote positive conflict management; create strategies for implementing positive conflict management; develop skills of empathy, creativity, communication, active listening and respect for others; encourage attitudes of cooperation, dialogue, respect and solidarity; and promote students' personal and social development. These objectives, established when the project was created, were achieved by helping to answer the question posed in the initial phase of the project: “How do 1st cycle and 3rd cycle students deal with conflicts?”. The objectives were implemented through the creation of a project called “Projeto 2Cs”, which emerged from the survey of needs carried out in the initial phase. This is a project that is based on one of the pillars of educational mediation, school mediation in terms of prevention and positive management of conflicts. Participation in this project was completely voluntary, and basic rules had to be adopted by all from the beginning. As main results of the implementation of the project we can conclude that: in the school there are conflicts of different types; there are no differences in behavior/attitudes towards conflicts between 1st cycle and 3rd cycle students; there was an evolution in the behaviors of the participating students after the implementation of the project regarding the way they deal with conflicts, and the model that best suits these students is the transformative model of mediation.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Educação (especialização em Mediação Educacional)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84034
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

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