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https://hdl.handle.net/1822/84042
Título: | Implicações da implementação do comércio eletrónico na empresa COTEQ, S.A. |
Outro(s) título(s): | Implications of the implementation of e-commerce in the company COTEQ, S.A. |
Autor(es): | Oliveira, Ana Catarina Ferreira de |
Orientador(es): | Simões, Cláudia |
Palavras-chave: | Comércio eletrónico Implicações COTEQ, S.A. Venda online E-commerce Implications Online sales |
Data: | 13-Mar-2023 |
Resumo(s): | A natureza progressivamente digitalizada das trocas comerciais instituiu a implementação de
uma estratégia de comércio eletrónico como um passo imprescindível para a sobrevivência
das empresas no mercado no longo prazo. A mudança constante das necessidades do
mercado traduz-se, no entanto, na volatilidade do conceito. Assim, e principalmente num
período pós pandemia COVID-19 e subsequente aumento dos negócios digitais, é irrefutável
a importância de um aprofundamento persistente do tema e das exigências a ele alicerçadas.
Este trabalho surge como resultado de um estágio curricular na empresa COTEQ, S.A.
desenvolvido para se determinar quais as implicações a nível interno decorrentes da criação
de uma loja online numa pequena e média empresa vocacionada até ao momento para o
comércio tradicional. Com este estudo pretende-se garantir que as organizações a ponderar
adotar a venda online como mecanismo de comercialização, tenham ao seu dispor não só
informação sobre o impacto que terá na performance empresarial, mas também das
alterações intraorganizacionais latentes à sua incorporação. Para garantir uma melhor
compreensão e explanação dos dados adquiridos procedeu-a à adaptação de um modelo
análise baseado em Kareen et al., 2018, de modo a se avaliar as alterações existentes em
quatro variáveis específicas. Desta forma, foram recolhidos dados qualitativos na empresa
COTEQ, S.A., analisando-se o processo de criação de uma loja online num ramo comercial
característico, e por vezes, mais complexo de digitalizar. The progressively digitised nature of commercial exchanges has established the implementation of an e-commerce strategy as an essential step for the long-term survival of companies on the market. The ever-changing market needs translates, however, into the volatility of the concept. Thus, and especially in a period following the pandemic of COVID-19 and the subsequent rise of digital business, the importance of persistent further study of the topic and its underlying requirements is irrefutable. This research is the result of a curricular internship at the company COTEQ, S.A. developed to determine the internal implications of the creation of an online shop in a small and medium company that has so far focused on traditional commerce. This study aims to ensure that organisations considering the adoption of online sales as a marketing mechanism have at their disposal not only information on the impact it will have on business performance, but also on the latent intra-organisational changes to its incorporation. To ensure a better understanding and explanation of the acquired data we proceeded to adapt a model of an analysis based on Kareen et al., 2018, in order to assess the existing changes in four specific variables. In this way, qualitative data was collected in the company COTEQ, S.A., analysing the process of creating an online shop in a specific commercial branch, and sometimes more complex to digitalise. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Marketing e Estratégia |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/84042 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado EEG - Dissertações de Mestrado |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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