Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84115

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorKhun, Roselainepor
dc.contributor.authorCunha, António Camilopor
dc.date.accessioned2023-04-24T08:38:00Z-
dc.date.available2023-04-24T08:38:00Z-
dc.date.issued2015-
dc.identifier.citationKhun, R. & Camilo Cunha, A. (2014). A Criança e o Brincar: Entre o Mundo Pensado e o Mundo Vivido. In A. P. Costa; L. P. Reis; F. N. Souza & R. Luengo. Atas do 3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Qualitativa - CIAIQ (379-380). Universidade de Extremadura, Badajoz, ES. https://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/article/view/503por
dc.identifier.isbn978-972-8914-47-9-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84115-
dc.description.abstractO projeto investiga duas dimensões do brincar: uma racional e outra fenomenológica. Pesquisa as representações que crianças e adultos tem sobre o objeto, objetivando conhecê-las. Acreditamos que há diferenças profundas entre as representações das crianças e adultos e que as manifestações que “aparecem” nas práticas de brincar e se movimentar em liberdade das e entre as crianças são predominantemente ontológicas, existenciais e fenomenológicas. A abordagem é qualitativa do tipo etnográfica. Os instrumentos de recolha de dados serão entrevistas semi-estruturadas, diário de campo e filmagens. A interpretação será efetuada a partir da análise de conteúdo. Os sujeitos são crianças de 4 a 6 anos e professores de uma escola de Educação Infantil de Braga-Pt. Estimamos sistematizar as representações sobre brincar construindo uma taxionomia de saberes que forneça o entendimento do fenômenopor
dc.description.abstractThe project investigates two dimensions of play: one rational and other phenomenological. Search the representations that children and adults have about the object, in order to know them. We believe that there are profound differences between the representations of children and adults and that the statements "appear" in the practice of play and move self freely among children and the children are predominantly ontological, existential and phenomenological. The approach is qualitative in the ethnographic type. The instruments for data collection will be not-structured interviews, filming and field daily. The interpretation will be performed from the analysis’s content. The subjects are children 4-6 years and teachers of a school for early childhood education from Braga-Pt. We will estimate a systematic representations about playing building a taxonomy of knowledge that provides an understanding of the phenomenon.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidad de Extremadurapor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectBrincarpor
dc.subjectSe movimentarpor
dc.subjectFenomenologiapor
dc.subjectCorporeidadepor
dc.subjectRepresentaçõespor
dc.subjectSelf movepor
dc.subjectPhenomenologypor
dc.subjectCorporealitypor
dc.subjectRepresentationspor
dc.subjectPlaypor
dc.titleA criança e o brincar: entre o mundo pensado e o mundo vividopor
dc.title.alternativeThe child and play: between the thought world and the world livedpor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://proceedings.ciaiq.org/index.php/CIAIQ/issue/view/9por
oaire.citationStartPage379por
oaire.citationEndPage380por
oaire.citationConferencePlaceBadajozpor
oaire.citationVolume3por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication3º Congresso Ibero-Americano en Investigação Qualitativa - CIAIQpor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Cunha 503-Texto Artigo-2006-1-10-20151207.pdf549,42 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID