Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84162

TítuloCategorização e concetualização: da metáfora/metonímia e sinestesia à sintonímia
Autor(es)Teixeira, José
Editor(es)Almeida, A. Ariadne Domingues
Palavras-chaveSintonímia
Linguagem e cognição
Concetualização
Metáfora concetual
Cores e línguas naturais
Sinestesia
Data2022
EditoraUniversidade Federal da Bahia (UFBA)
CitaçãoTeixeira, José (2022). Categorização e concetualização: da metáfora/metonímia e sinestesia à sintonímia, in Almeida, A. A. D. A categorização em linguística cognitiva: organizando conhecimentos, EDUFBA, Salvador da Bahia, pág.49-85.
Resumo(s)A partir da análise de um conjunto de 843 inquéritos sobre a associação de cores a um conjunto de provérbios portugueses, verifica-se inequivocamente que o acionamento das cores, no processo de interpretação semântica, não é aleatório. Procurando compreender e explicar como se organizam as múltiplas relações linguístico-cognitivas que justificam as associações que os inquiridos fizeram, defendemos que a mente não faz fronteiras rígidas entre os complexos processos de que se serve, os quais a tradição reparte em processos metafóricos, metonímicos e sinestésicos. Os dados parecem demonstrar que as cores atribuídas aos provérbios em causa comprovam, pelo contrário, a profunda implicação entre os três processos e, por isso, a justificação de aceitarmos que a mente não é, à vez, metafórica, metonímica, e sinestética, mas que, frequentemente, implica o funcionamento num continuum associativo que designamos por “sintonímia”.
TipoCapítulo de livro
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84162
ISBN978-65-5630-307-9
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CEHUM - Livros e Capítulos de Livros

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
sintonimia categorizacao text publicd.pdf2,73 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID