Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84293

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGuedes, Graçapor
dc.contributor.authorSousa, Carla Andreia Santospor
dc.date.accessioned2023-05-05T10:14:41Z-
dc.date.available2023-05-05T10:14:41Z-
dc.date.issued2021-
dc.date.submitted2021-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84293-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Design de Comunicação de Modapor
dc.description.abstractA indústria da moda, na qual se incluem os acessórios de moda, é uma indústria globalizada com produção e consumo massificados. A rápida obsolescência dos produtos conduziu a que o impacto ambiental dos acessórios de moda se tornasse significativo. Na última década, no entanto, verificou-se um aumento da sensibilidade por parte das marcas de moda para com as preocupações sustentáveis, não só ambientais como sociais e muitas definiram novas estratégias com foco na sustentabilidade. Este novo paradigma surge com suporte no movimento de consumo consciente e foca o desenvolvimento de novos fatores de diferenciação, com as marcas de acessórios a explorar conceitos sustentáveis de criação de produto. Este estudo investiga e explora questões relacionadas com a moda sustentável e o consumo consciente, os consumidores, as suas características e a sua influência sobre as decisões das marcas e o impacto do novo contexto competitivo sobre os acessórios de moda e os seus atributos. Procura, também, contribuir para a caracterização do movimento de slow fashion, frequentemente associado ao design sustentável e ao consumo consciente, e estabelecer os atributos que definem os acessórios de moda sustentável.por
dc.description.abstractThe fashion industry, which includes fashion accessories, is a globalized industry with mass production and consumption. The fast obsolescence of fashion accessories has led to a significant environmental impact. In the last decade, however, there has been an increase in fashion brands' sensitivity to sustainable concerns, not only environmental but also social, and many have defined new strategies with a focus on sustainability. This new paradigm emerges based on the conscious consumption movement and focuses on the development of new differentiating factors, with accessory brands exploring sustainable concepts of product creation. This study investigates and explores issues related to sustainable fashion and conscious consumption, consumers, their characteristics and their influence on brand decisions and the impact of the new competitive context on fashion accessories and their attributes. It also seeks to contribute to the characterization of the slow fashion movement, often associated with sustainable design and conscious consumption, and to establish the attributes that define sustainable fashion accessories.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAcessórios de modapor
dc.subjectConsumo conscientepor
dc.subjectDesign de moda sustentávelpor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.subjectSustainable fashion designpor
dc.subjectFashion accessoriespor
dc.subjectConscious consumptionpor
dc.titleEstudo do consumo consciente no mercado de acessórios de modapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203260422por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Carla Sousa.pdf3,85 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID