Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84516

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorMartins, Inêspor
dc.contributor.authorNunes, Cristiane Limapor
dc.contributor.authorCapellini, Simone Aparecidapor
dc.contributor.authorCarvalho, Graça Simões depor
dc.date.accessioned2023-05-17T08:35:21Z-
dc.date.available2023-05-17T08:35:21Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationMartins, I., Nunes, C.L., Capellini, S.A. & Carvalho, G.S. (2022) Qual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas? In: Anastácio, Z., Winkelmann, E.R. & Carvalho, G.S. (Orgs.) 9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos). Braga: CIEC, Instituto de Educação, Universidade do Minho, p.59-60por
dc.identifier.isbn978-972-8952-81-5-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/84516-
dc.description.abstractIntrodução: Está descrito, na literatura internacional, que as competências auditivas e as competências cognitivo-linguísticas estão relacionadas entre si e desempenham um papel fundamental na aprendizagem. No entanto, a forma essas competências se relacionam, não é clara. Objetivos: Comparar as respostas auditivas com as competências cognitivo-linguísticas; Identificar as respostas auditivas e cognitivo-linguísticas mais relacionadas. Metodologia: Para a realização deste estudo foi reunida uma amostra, de 157 crianças, de ambos os sexos, com idades compreendidas entre os 6 e os 10 anos, pertencentes a um agrupamento de escolas da zona norte de Portugal. Todas as crianças foram avaliadas com recurso ao Protocolo de Avaliação Informal de Competências Auditivas (PAICA) e ao Protocolo de Avaliação de Competências Cognitivo-Linguísticas (PACCL – versão coletiva). Foram calculadas as correlações de Spearman, para níveis de significância de p=0,005 e p=0,001. Resultados: Foram encontradas diversas correlações entre as tarefas do PAICA e as tarefas do PACCL – versão coletiva. Observa-se que três das tarefas do PAICA (Discriminação dos Aspetos Temporais - Duração dos Sons, Memória Auditiva Sequencial Verbal, Separação Binaural - Palavras) encontram-se correlacionadas, de um modo geral, com as tarefas do PACCL – versão coletiva (Escrita do alfabeto em sequência; Cópia de formas; Cálculo matemático; Escrita sob ditado de palavras; Repetição de números em ordem aleatória), para níveis de significância de p=0,05 e p=0,01. Conclusões: Estes Resultados mostram, que o processamento temporal, o processamento binaural e a memória sequencial verbal se encontram correlacionadas com a aprendizagem. Além disso, estes Resultados vão ao encontro da informação descrita na literatura, na qual vários autores salientam a importância destas competências no processo de aprendizagem.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Estudos da Criança (CIEC)por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCompetências cognitivo-linguísticaspor
dc.subjectCompetências na aprendizagempor
dc.titleQual a relação entre as competências auditivas e cognitivo-linguísticas?por
dc.typeoralPresentationpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttp://eventos.ciec-uminho.org/9cis/por
oaire.citationStartPage59por
oaire.citationEndPage60por
oaire.citationConferencePlaceBragapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublication9º CIS Congresso Internacional em Saúde (CISaúde-2022) – Investigação, Humanização e Superação (livro de resumos)por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Comunicações

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
9CIS_p59-60_CompetenciasCognitivas.pdf277,35 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID