Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84715

TítuloO desenvolvimento da vocação musical em Portugal. O currículo como factor de instabilidade e desmotivação
Autor(es)Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveEducação musical
Aptidões musicais
Desenvolvimento vocacional
Orientação para a carreira
Currículo mutilado
Music education
Music aptitudes
Vocational development
Career orientation
Mutilated curriculum
DataSet-2009
EditoraUniversidade da Coruña / Universidade do Minho
CitaçãoVieira, M. H. (2009, 9 a 11 de Setembro). O desenvolvimento da vocação musical em Portugal. O currículo como factor de instabilidade e desmotivação. In Actas do X Congresso Internacional Galego-Português de Psicopedagogia: Braga: Universidade do Minho, 530-537.
Resumo(s)O desenvolvimento vocacional e a orientação para a carreira dos alunos de música em Portugal está sujeito a um conflito muito acentuado entre o que Weiner (1974, 1984) e Asmus (1986, 1989, 1994) denominaram “atribuições causais estáveis e instáveis”. À estabilidade das “aptidões” (atribuições causais internas) e da “dificuldade da tarefa” (externa) opõe-se no nosso país, com frequência, a inigualável instabilidade do “esforço” (interna) e da “sorte” (externa). De acordo com uma pesquisa recente (Vieira, 2006) existe em Portugal uma grande probabilidade de as dificuldades existentes no que respeita aos factores “esforço” e “sorte” estarem directamente relacionadas com a falta de estruturação do sistema de ensino da música. Nesse sentido, a identificação dos diferentes tipos de aptidões musicais (Gordon, 2000) e a detecção e encaminhamento vocacionais no âmbito artístico e musical (ME, 2000, Relatório do Grupo de Contacto entre os Ministérios da Educação e da Cultura) estão muito limitados por factores curriculares e de política educativa. Poder-se-á dizer que se encontram mesmo abafados por um currículo que Freitas (2001) apelidou de “mutilado”.
The vocational development and career orientation of music students in Portugal is subject to a very sharp conflict between what Weiner (1974, 1984) and Asmus (1986, 1989, 1994) called "stable and unstable causal attributions". The stability of "aptitudes" (internal causal attributions) and the "difficulty of the task" (external) is often opposed in our country by the unparalleled instability of "effort" (internal) and "luck" (external). According to a recent research (Vieira, 2006) there is a high probability in Portugal that the existing difficulties with regard to the factors "effort" and "luck" are directly related to the lack of structuring of the music education system. In this sense, the detection and identification of the different types of music skills (Gordon, 2000) and vocational orientation in the artistic and music fields (ME, 2000, Report of the Contact Group between the Ministries of Education and Culture) are very limited by curricular and educational policy factors. It can be said that they are even drowned out by a curriculum that Freitas (2001) called "mutilated".
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84715
ISBN978-972-8746-71-1
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira_2009_O curriculo como factor de instabilidade e desmotivação.pdf306,64 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID