Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/84854

TítuloAs actividades de enriquecimento curricular na área de música: desmistificando o carácter “lúdico e informal” proposto nos documentos orientadores a partir de um estudo de caso
Autor(es)Ferreira, Sónia Rio
Vieira, Maria Helena
Palavras-chaveActividades de enriquecimento curricular (AEC)
Educação musical
Práticas de ensino informais e lúdicas
Data2013
EditoraUniversidade do Minho. Centro de Investigação em Educação (CIEd)
CitaçãoFerreira, S. e Vieira, M.H. (2013). As actividades de enriquecimento curricular na área de música: Desmistificando o carácter “lúdico e informal” proposto nos documentos orientadores a partir de um estudo de caso. In J. A. Palhares e A. J. Afonso (Orgs). O Não Formal e o Informal em Educação: Centralidades e Periferias. Actas do I Colóquio Internacional de Ciências da Educação/ III Encontro de Sociologia da Educação (3º vol.), pp. 2039-2047. Braga: Centro de Investigação em Educação/Universidade do Minho
Resumo(s)As orientações ministeriais indicam que as Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC) têm características peculiares: são facultativas (Despacho nº 141/ME/90); Decreto-Lei nº 6/2011; Despacho nº 12591/2006; Despacho 14460/2008), informais (Despacho nº 141/ME/90), lúdicas (Decreto-Lei nº 6/2001) ou de animação e apoio às famílias (Despacho nº 12591/2006; Despacho nº 14460/2008). O que é uma aprendizagem lúdica? O que é uma aprendizagem informal? O que é uma aprendizagem de animação e apoio às famílias? Para responder a estas questões esta comunicação pretende apresentar alguns resultados obtidos a partir de um estudo de caso centrado no projecto artístico-formativo de formação de professores intitulado "Grande Bichofonia" e que ocorreu na Casa da Música no ano de 2008, tendo como público-alvo docentes das AEC. O estudo permitiu aferir que a "informalidade" e o "carácter lúdico" são, de facto, conceitos considerados basilares e desejáveis para a formação a ministrar pelos docentes das AEC. A adoção de determinadas estratégias de aprendizagem consideradas "informais" e/ou "lúdicas" forma, segundo os participantes, a chave do sucesso da formação, e um modelo a aplicar na formação com as crianças. No entanto, a investigação revelou também que os conceitos de práticas "informais" e/ou "lúdicas" em contraposição com as práticas ditas "formais" são frequentemente ambíguos e nada dicotómicos, ao contrário do que a terminologia faria esperar. Na verdade, o estudo revelou que aprendizagens "lúdicas" e "informais" podem e devem ocorrer quer num contexto de ensino "formal", quer num contexto de ensino comummente designado por "não formal", uma vez que favorecem as aprendizagens e dependem, sobretudo, das estratégias pedagógicas e metodologias de ensino adoptadas pelo docente.
TipoArtigo em ata de conferência
URIhttps://hdl.handle.net/1822/84854
ISBN978-989-8525-27-7
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ferreira e Vieira_2013_AEC_Formal e Nao Formal_Atas ICICSE_IIIESE_Vol III.pdf696,28 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID