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TítuloAs principais determinantes do endividamento das PME’s no setor da Primeira Infância em Portugal
Autor(es)Santos, Francisca Machado dos
Orientador(es)Dias, Pedro Albuquerque Jerónimo Rosário
Mourão, Paulo
Palavras-chaveDeterminantes do endividamento
Estrutura de capitais
PME’s
Portugal
Setor da Primeira Infância
Debt determinants
Capital structure
SMEs
Early childhood sector
Data30-Mai-2023
Resumo(s)As pequenas e médias empresas (PME’s) são as empresas mais representativas do tecido empresarial português e contribuem significativamente para a inovação e o emprego. Contudo, a evidência empírica ainda não conseguiu atingir um consenso sobre o que de facto explica a composição da estrutura de capitais e as decisões de financiamento que lhe são inerentes, coexistindo inúmeras teorias que o tentam explicar. As PME’s do Setor da Primeira Infância assumem especial importância, na medida em que investir na Primeira Infância contribui para o desenvolvimento saudável das crianças, o que acaba por se refletir no desenvolvimento sustentável. Neste sentido, o Desenvolvimento educacional para a primeira infância (dos 0 aos 3 anos) e a Educação pré-escolar (dos 3 aos 6 anos) representam os ciclos de ensino abordados neste estudo. Também se acrescentou o Ensino básico e secundário (dos 6 aos 18 anos) para se dispor de um termo de comparação. O estudo incide sobre um painel de dados constituído por 237 PME’s do setor da educação para o período de 2013 a 2021, totalizando 2133 observações. As organizações foram retiradas da base de dados Orbis Europa (Bureau van Dijk). Os resultados empíricos mais importantes indicam que a teoria da Pecking Order é a mais apta para a explicação da estrutura de capitais de médio e longo prazo nas PME’s Creches e Jardins de infância. No que se refere ao curto prazo e para os mesmos ciclos de ensino, nenhuma teoria dispõe de superioridade em termos de poder preditivo. Na generalidade, a teoria do Trade-Off manifestou um poder preditivo muito fraco. No que respeita às Escolas básicas e secundárias, a teoria da Pecking Order manifesta-se a mais adequada.
Small and medium-sized enterprises (SMEs) are the most representative companies in the Portuguese business sector and contribute significantly to innovation and employment. However, empirical evidence has not yet reached a consensus on what explains the composition of the capital structure and the financing decisions inherent to it, with countless theories coexisting that try to explain it. The SMEs of the Early Childhood Sector are of particular importance, as investing in Early Childhood contributes to the healthy development of children, which ends up being reflected in sustainable development. In this sense, Educational Development for Early Childhood (from 0 to 3 years old) and Preschool Education (from 3 to 6 years old) represent the teaching cycles addressed in this study. Basic and secondary education (from 6 to 18 years old) was also added to provide a basis for comparison. The study focuses on a data panel consisting of 237 SMEs in the education sector for the period from 2013 to 2021, totaling 2133 observations. The data was extracted from the Orbis Europa database (Bureau van Dijk). The most important empirical results indicate that the Pecking Order theory is the most suitable for explaining the medium and long-term capital structure of Daycare and Kindergarten SMEs. Regarding the short-term and the same teaching cycles, no theory has superiority in terms of predictive power. In general, the Trade-Off theory showed very weak predictive power. About basic and secondary schools, the Pecking Order theory is the most suitable for predicting the behavior of debt determinants.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Economia Monetária, Bancária e Financeira
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85035
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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