Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85054

TítuloGestão de comunicação de crise na pandemia e os impactos na cultura organizacional das empresas portuguesas de comunicação
Outro(s) título(s)Crisis communication management in the pandemic and the impacts on organizational culture of portuguese communication companies
Autor(es)Gomes, Yone Macedo
Orientador(es)Duarte Melo, Ana
Palavras-chaveComunicação na pandemia
Cultura organizacional
Gestão de crise
Empresas de comunicação
Communication in the pandemic
Organizational culture
Crisis management
Communication companies
Data5-Jun-2023
Resumo(s)O presente estudo ergue-se num momento oportuno, em que a comunicação organizacional assume um papel de relevância para a manutenção e fortalecimento das diversas áreas de negócios, e não só. As alterações culturais presentes nas empresas de comunicação, pós-pandemia do covid-19, demonstram que o setor de atividade está a mudar e a contribuir para o desenvolvimento de novas áreas de conhecimento. As teorias abordadas permitiram o expandir dos conceitos e a compreensão aprofundada sobre os aspetos culturais e de comunicação de crise. Através desse estudo, foi possível perceber como a gestão de comunicação de crise na pandemia impactou a cultura organizacional das empresas portuguesas de comunicação, utilizando-se dos métodos qualitativos e quantitativos para chegar a um resultado que melhor respondesse a essa problemática. Como técnica de recolha de dados, contribuíram para essa pesquisa as entrevistas semiestruturadas, questionários de contacto e a análise de documentos da ciberetnografia. Avançamos que as alterações observadas no contexto pandémico impactaram diretamente na cultura organizacional das empresas entrevistadas, resultando num novo modelo de gestão de comunicação e de cultura, a partir do covid-19. Esse modelo aponta aspetos já observados numa pequena parte da literatura, mas que não são amplamente discutidos, como a gestão de talentos em momentos de crise e a gestão das emoções em situações adversas.
This study comes at an opportune moment, when organizational communication assumes a relevant role for the maintenance and strengthening of the various business areas, and not limited to that. Post-pandemic covid-19’s cultural changes present in communication companies, show that the sector of activity is changing and contributing to the development of new areas of knowledge. The theories addressed allowed the development of concepts and an in-depth understanding of cultural and crisis communication aspects. Through this study, it was possible to understand how crisis communication management in the pandemic impacted the organizational culture of Portuguese communication companies, using qualitative and quantitative methods to arrive at a result that would better respond to this problem. As a technique of data collection, semi-structured interviews, contact questionnaires and the analysis of cyberethnography documents contributed to this research. We advance that the changes observed in the pandemic context directly impacted the organizational culture of the interviewed companies, resulting in a new model of communication and culture management, since the covid-19. This model points out aspects already observed in a small part of the literature, but that are not widely discussed, such as talent management in times of crisis and the management of emotions in adverse situations.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Comunicação, Arte e Cultura
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85054
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Yone Macedo Gomes.pdfDissertação de Mestrado3,6 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID