Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85336

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorOliveira, Benilde Maria do Nascimentopor
dc.contributor.authorSá, Jéssica Raquel Amorim Matos epor
dc.date.accessioned2023-07-04T13:48:35Z-
dc.date.available2023-07-04T13:48:35Z-
dc.date.issued2023-06-28-
dc.date.submitted2023-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85336-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Finançaspor
dc.description.abstractNos últimos anos, tem-se assistido à globalização dos mercados financeiros e a uma crescente acessibilidade e complexidade dos produtos e mercados financeiros. Assim sendo, os indivíduos necessitam de possuir conhecimentos financeiros sólidos, para que possam tomar decisões financeiras informadas sobre as suas finanças pessoais e desta forma aumentar o seu bem-estar financeiro. Dada a importância da literacia financeira para os indivíduos e para a sociedade como um todo, o presente estudo tem como principal objetivo aferir o nível de literacia financeira de um grupo específico da população portuguesa, os estudantes universitários, bem como perceber quais as variáveis sociodemográficas que explicam o nível de literacia financeira encontrado. Adicionalmente, pretende-se compreender a relação entre o nível de literacia financeira efetivo e percecionado, a experiência financeira, aversão ao risco e atitudes face à poupança. Tendo em vista a prossecução do objetivo deste estudo, optou-se por aplicar um inquérito por questionário, dividido em 3 subsecções de acordo com a temática em estudo. Obteve-se uma amostra composta por 690 inquiridos, sendo que a maioria se identifica com o sexo feminino (58.84%), possui uma idade média que se situa entre os 17 e 24 e encontra-se a frequentar uma licenciatura ou mestrado. Os resultados obtidos indicam que o nível de Literacia Financeira detido pelos estudantes foi de 77.22%, o que indica que em média os alunos acertaram mais de metade das questões apresentadas. No que respeita aos fatores sociodemográficos que contribuem para um nível mais elevado de literacia financeira, destacam-se o género, ciclo de estudos, área de estudos e rendimento mensal líquido do agregado. Por fim, conclui-se que o grau de aversão ao risco diminui com o nível de literacia financeira detido pelo inquirido. Também se verificou que o nível de literacia financeira detido influencia positivamente as atitudes perante a poupança, no entanto não se confirmou a existência de uma relação entre o nível de literacia financeira efetivo e percecionado, como seria expectável.por
dc.description.abstractThe last few years have seen the globalization of the financial markets and an increase in the accessibility and complexity of financial products and markets. Therefore, individuals need to have sound financial knowledge, so that they can make informed financial decisions about their personal finances and thus increase their financial well-being. Given the importance of financial literacy for individuals and for society as a whole, the main purpose of this study is to assess the level of financial literacy within a specific group of the Portuguese population: College students, as well as to understand which socio-demographic variables explain the level of financial literacy found. In addition, it aims to understand the relationship between the actual and perceived level of financial literacy, financial experience, risk aversion and attitudes towards savings. In order to pursue the main goal of this study, we chose to conduct a questionnaire survey, divided into 3 sub-sections, each according to the theme under investigation. The sample size is composed of 690 respondents, most of whom are female (58.84%), have an average age between 17 and 24 and are attending a bachelor's or master's degree. The results obtained indicate that the level of Financial Literacy held by students was of 77.22%, which indicates that, on average, students got more than half of the questions right. Regarding the socio-demographic factors: the respondent’s gender, study cycle, area of study and household net monthly income all seem to contribute to higher levels of financial literacy. Finally, we conclude that the degree of risk aversion decreases with the level of financial literacy held by the respondent. It was also found that the level of financial literacy positively influences attitudes towards saving, but the existence of a relationship between actual and perceived levels of financial literacy was not confirmed, as would be expected.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectConhecimento financeiropor
dc.subjectEstudantes universitáriospor
dc.subjectLiteracia financeirapor
dc.subjectFinancial knowledgepor
dc.subjectFinancial literacypor
dc.subjectUniversity studentspor
dc.titleA literacia financeira entre os alunos do Ensino Superiorpor
dc.title.alternativeFinancial literacy amongst University Education studentspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203324749por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jessica Raquel Amorim Matos e Sa.pdfDissertação de Mestrado760 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID