Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85365

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorCasa-Nova, Maria Josépor
dc.contributor.authorMoreira, Maria Alfredopor
dc.contributor.authorSilva, Daniela Andrade Vilaverde epor
dc.contributor.authorRodrigues, Júlia Manuela Ferreirapor
dc.contributor.authorRibeiro, Ana Laura Araújo Magalhãespor
dc.date.accessioned2023-07-05T15:30:50Z-
dc.date.available2023-07-05T15:30:50Z-
dc.date.issued2020-04-
dc.identifier.citationCasa-Nova, M. J., Moreira, M. A., Silva, D. V., Rodrigues, J., & Ribeiro, L. (2020). RISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesa/ The portuguese experience. Alto Comissariado para as Migrações-OBCig.por
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85365-
dc.description.abstract[Excerto] O presente livro tem por objetivo evidenciar o percurso construído no âmbito do projeto RISE - Roma Inclusive School Experiences. Confere particular ênfase à sustentação teórica no que diz respeito a conceitos basilares relativos às práticas profissionais dos diferentes atores sociais e educativos que habitam o espaço escolar, ao método de investigação escolhido e às práticas pedagógicas construídas enquanto dispositivos de diferenciação pedagógica que procuram inverter a lógica inerente ao conceito de ensino-aprendizagem, em que os protagonistas da ação são os/as docentes, para o conceito de aprendizagem-ensino, em que os protagonistas da ação são os/as alunos/as. Neste sentido, este livro pretende ser inspirador de outras realidades socioeducativas onde as desigualdades sociais, aparecendo frequentemente naturalizadas, necessitam de ser desconstruídas, desveladas, trabalhando sobre as mesmas no sentido da sua transformação social, potenciando a autonomia e a emancipação social de sujeitos-atores em situação de subalternidade estrutural.por
dc.description.abstract[Excerpt] The purpose of this booklet is to highlight the path developed within the scope of the RISE Project (Roma School Inclusive Experiences). It offers greater emphasis to the theoretical support with regard to basic concepts related to the professional practices of the various social and educational stakeholders that inhabit the school space, to the chosen research method, and to the pedagogical practices built as pedagogical differentiation devices. These seek to reverse the inherent logic of the teaching-learning concept - in which the protagonists of action are the teachers - into the learning-teaching concept - in which students are the main protagonists of action. Thus, this booklet aims to inspire other socio-educational realities where social inequalities - often appearing as naturalized - need to be deconstructed, unveiled, worked upon towards social transformation, while enhancing the autonomy and social emancipation of actor-subjects in a situation of structural subordination.por
dc.description.sponsorshipCIEd – Research Centre on Education, Institute of Education, University of Minho, project UID/CED/01661/2019, Institute of Education, University of Minho, through national funds of FCT/MCTES-PT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAlto Comissariado para as Migrações, I.P.por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UID%2FCED%2F01661%2F2019/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.titleRISE – Roma inclusive school experience. A experiência portuguesapor
dc.title.alternativeRISE – Roma inclusive school experience. The portuguese experiencepor
dc.typebookpor
dc.relation.publisherversionhttps://www.obcig.acm.gov.pt/documents/58622/201011/Booklet+RISE+PT/92c5e38f-11be-4b86-9d46-8b4c8ddf7732por
oaire.citationStartPage1por
oaire.citationEndPage40por
dc.identifier.eisbn978-989-685-109-5por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
oaire.citationEdition1por
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções: CIEd - Livros (Autor) / Books (Author)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Booklet RISE PT.pdf2,8 MBAdobe PDFVer/Abrir
projecto RISE_ENG_Final.pdf2,82 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID