Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85372

TítuloGerencialismo, controle e administração da escola pública portuguesa: apontamentos para uma reflexão crítica
Outro(s) título(s)Managerialism, control and administration of the portuguese public school: notes for a critical reflection
Autor(es)Martins, Fernanda
Palavras-chaveAdministração das escolas
Concentração e poderes
Gerencialismo
Realidade portuguesa
Administration of schools
Concentration and power
Managerialism
Portuguese reality
Data2014
EditoraPontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC)
RevistaRevista de Educação PUC-Campinas
Resumo(s)No presente texto, num primeiro momento, trazemos para discussão a introdução ao campo da educação de tendências gerencialistas. Neste cenário, identificamos, na realidade portuguesa, a partir dos anos noventa, componentes de tais tendências na administração da escola, ainda que combinadas a outras lógicas, designadamente o controle pela tutela sobre as organizações escolares. Para além dessa análise, situada no plano das orientações para a ação, num segundo momento, privilegiamos o plano da ação, e, nesse contexto, procuramos conhecer e refletir sobre as perspectivas dos professores quanto às mudanças ocorridas na gestão da escola. Com esse objetivo, realizamos, em 2006/2007, um conjunto de entrevistas com professores de uma escola pública do ensino secundário. Os seus discursos apontam para uma concepção de gestão de escola sujeita aos princípios da eficácia, eficiência e competição e apontam para a centralidade do órgão de gestão no interior da escola. Apresentamos, apenas a título hipotético, que, a partir dessa centralidade, será mais fácil e operacional a tutela exercer o controle sobre essas organizações.
In this article we first discuss the introduction of the managerial trends in the field of education. Within this scenario, we have identified components of such tendencies in the Portuguese reality since the 1990s, albeit combined with other principles, particularly the regulation of the school organizations by the authorities. In addition to this analysis, concerning the guidelines for action, we have focused on the plan of action and, within this context, we have tried to understand and reflect upon teachers’ perspectives regarding the changes in school management. With this goal in mind, we carried out a set of interviews with teachers in a public school of a secondary education system throughout the 2006/2007 school year. Their testimonies suggest that the school management model is based on principles of effectiveness, efficiency, competition and, still, centrality of the governing body of the school. We state, hypothetically, that from this centrality it will be easier and more practical for the authorities to regulate these organizations.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85372
ISSN1519-3993
e-ISSN2318-0870
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Gerencialismo, controle e administração.pdf453,56 kBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID