Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85484

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCruz-Santos, Anabelapor
dc.contributor.advisorGomes, Maria Joãopor
dc.contributor.authorCervellini, Beatrizpor
dc.date.accessioned2023-07-11T10:45:13Z-
dc.date.available2023-07-11T10:45:13Z-
dc.date.issued2023-07-06-
dc.date.submitted2023-04-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85484-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Educação Especial (especialização em Necessidades Educativas Especiais do Domínio Cognitivo e Motor)por
dc.description.abstractApós o anúncio da pandemia devido à COVID-19 causada pelo Sars-CoV-2 foram adotadas medidas emergenciais em todo o mundo, o que levou ao isolamento social de milhares de pessoas obrigando a busca por recursos alternativos. No âmbito da educação, as Tecnologias de Informação e Comunicação foram essenciais para o andamento do processo de ensino aprendizagem durante as aulas remotas e as aulas presenciais. Nesse sentido, assumimos como finalidade deste estudo: identificar e caracterizar as condições de acesso e uso das TIC pelos professores das APAE do noroeste do Estado de São Paulo, Brasil, com ênfase no período pandêmico por COVID-19. A presente pesquisa, de natureza quantitativa, contou com a participação de 111 profissionais do gênero masculino e feminino, com idade entre 21 e 65 anos, provenientes de dezessete APAE, os quais responderam a um questionário específico construído para este estudo e distribuído aos participantes por meio eletrônico. Os resultados gerais do estudo evidenciam que: i) a formação na utilização das TIC e o interesse em procurar novos recursos para apoiar os alunos com NEE não são, por si só, suficientes para motivar os docentes a dar prioridade à sua utilização em contexto de sala de aula; ii) embora as escolas possuam recursos tecnológicos disponíveis para uso dos professores e alunos, estes são, em sua maioria, limitados a computadores, televisão e acesso à Internet; iii) durante o período do ensino remoto decorrente da pandemia por COVID-19 constatou-se que os professores utilizaram predominantemente a aplicação WhatsApp, voltada para dispositivos móveis, como meio de mediação do processo de ensino-aprendizagem; iv) verificou-se uma influência das variáveis: género, tempo de trabalho na Educação Especial e instituição de atuação na dimensão sobre os recursos utilizados na pandemia devido à COVID-19. Neste sentido, verifica-se que o contexto pandémico reforçou a necessidade de capacitação para o uso das TIC para professores, alunos e familiares, visando a otimização da utilização desses recursos no processo educativo. Além disso, foi evidenciado que a disponibilidade, conhecimento e habilidade em utilizar recursos tecnológicos não são fatores decisivos para o uso efetivo desses recursos em apoio aos alunos.por
dc.description.abstractAfter the announcement of the pandemic due to the COVID-19 caused by Sars-CoV-2, emergency measures were adopted all over the world, which led to the social isolation of thousands of people forcing the search for alternative resources. In the realm of education, Information and Communication Technologies (ICT) were essential for the progress of the teaching-learning process during remote and face-to-face classes. In this sense, the purpose of this study is to identify and characterize the conditions of access of ICT that are used in pedagogical practices and to analyze the resources used in the support of students with special educational needs (SEN) by school teachers in APAE schools in the northwestern part of the state of São Paulo, Brazil, during the pandemic due to COVID-19. The methodology adopted in this study is of a quantitative approach, in which it was addressed to these associations, demarcating the relevance of the theme in the light of adaptation to the increased use of ICT in the pandemic context. The present research counted on the participation of 111 male and female professionals, aged between 21 and 65, coming from seventeen APAEs, who answered a specific questionnaire built for this study and distributed to the participants by electronic means. The general results of the study show that: (i) training in the use of ICT and interest in seeking new resources to support students with SEN are not, by themselves, sufficient to motivate teachers to prioritize their use in the classroom context; (ii) although schools have technological resources available for use by teachers and students, these are mostly limited to computers, television, and Internet access iii) during the period of remote teaching arising from the pandemic by COVID-19 it was found that teachers predominantly used the application WhatsApp, aimed at mobile devices, as a means of mediation of the teaching-learning process; iv) there was an influence of the variables: gender, time working in Special Education and institution of performance in the dimension on the resources used in the pandemic due to COVID-19. In this sense, it is verified that the pandemic context reinforced the need for training in the use of ICT for teachers, students and family members, aiming to optimize the use of these resources in the educational process. Moreover, it was evidenced that availability, knowledge and ability to use technological resources are not decisive factors for the effective use of these resources in support of students.eng
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc/4.0/por
dc.subjectAssociação de Pais e Amigos dos Excepcionais – APAEpor
dc.subjectCOVID-19por
dc.subjectEducação Especialpor
dc.subjectTecnologia de informação e comunicaçãopor
dc.subjectAssociation of Parents and Friends of Exceptional Children - APAEpor
dc.subjectSpecial Educationpor
dc.subjectInformation and communication technologypor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação no apoio a alunos com necessidades educativas especiais no contexto da COVID-19 nas APAE do Noroeste do Estado de São Paulo, Brasilpor
dc.title.alternativeThe information and communication technologies in the support of students with special education needs in the context of COVID-19 in the APAEs in the Northwest of São Paulo State, Brazileng
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203327942por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Educaçãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
IE - Dissertações de mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Beatriz Cervellini.pdfDissertação de Mestrado3,24 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID