Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/8550
Título: | RobôCarochinha : um estudo sobre robótica educativa no ensino básico |
Autor(es): | Ribeiro, Célia Rosa Coutinho, Clara Pereira Costa, Manuel F. M. |
Palavras-chave: | Robótica educativa Construcionismo 1º ciclo EB |
Data: | 2008 |
Editora: | Universidade do Minho. Centro de Competência TIC (CCTIC UM) |
Citação: | DIAS, P. ; OSÓRIO, A. J., org. – “Ambientes educativos emergentes”. Braga : Centro de Competência da Universidade do Minho, 2008. ISBN 978-972-98456-2-8. p. 35-55. |
Resumo(s): | A Robótica, ainda que emergente, tem vindo a afirmar-se como uma ferramenta pedagógica extremamente útil em especial ao nível da educação científica e tecnológica. Neste contexto, o 1º ciclo do Ensino Básico tem constituído o parente pobre, sendo relativamente escassos os estudos da aplicabilidade desta ferramenta neste nível de ensino. Este trabalho visa contribuir para colmatar esta lacuna, na medida em que se estuda o desenvolvimento de um projecto de Robótica que envolve a construção e a programação de robôs Lego Mindstorms por alunos do 1º ciclo. O projecto passou pela dramatização com os robôs da história popular da “Carochinha”. Cada um dos robôs envolvidos representava uma das personagens da história e tinha que seguir um conjunto de passos que emergiam da própria sequência dos acontecimentos da mesma. O estudo desenvolvido foi organizado em várias fases tendo incluído uma etapa de aprendizagem dos conceitos envolvidos por parte dos alunos participantes e o desenvolvimento da “peça” propriamente dita. Foram trabalhadas competências ao nível da Matemática, das Ciências, da Língua Portuguesa e das Expressões Dramática, Musical e Plástica. Em termos metodológicos optou-se por um desenho de cariz qualitativo, mais concretamente por um estudo de caso. Foram usados como instrumentos de recolha de dados a observação directa, a filmagem em vídeo, questionários e entrevistas aos participantes e ainda os documentos produzidos pelos alunos. Estes últimos foram usados para aferir da evolução dos alunos ao longo do projecto. Foram analisadas as competências trabalhadas, bem como a relação destas com a teoria construtivista e construcionista do processo de ensino/ aprendizagem. |
Tipo: | Capítulo de livro |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/8550 |
ISBN: | 978-972-98456-2-8 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Robótica.PDF | 1,37 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |