Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85657

TítuloNovos modelos de negócio em turismo - estudo de perceção sobre o Dark Tourism em Portugal por parte dos operadores turísticos
Outro(s) título(s)New business models in Portugal - study on the perception of Dark Tourism in Portugal by tourism operators
Autor(es)Vieira, Alícia Palmira Malheiro
Orientador(es)Nogueira, Sónia Fernanda Moreira
Palavras-chaveTurismo
Dark Tourism
Modelo de negócio
Agente de animação turística
Contexto português
Tourism
Business model
Tourist agent
Portuguese context
Data20-Jul-2023
Resumo(s)Este estudo visa discutir os novos modelos de negócio em turismo ligados ao Dark Tourism, no contexto português. Sendo o Turismo um dos setores com maior relevância para a economia portuguesa figura se importante estudar todas as suas variações e possibilidades de aproveitamento. A literatura ligada ao nicho do Dark Tourism é relativamente recente e escassa, ainda mais quando o estudo é limitado ao contexto português. Além das limitações apontadas, esta dissertação contraria a aposta dos estudos anteriores na perspetiva do cliente, dando principal relevância e foco à visão do agente de animação turística. Ao longo da dissertação é clarificado o conceito de Dark Tourism, é referido o seu potencial em Portugal; são explorados os modelos de negócio adotados neste setor nas entidades alvo de estudo; é explorada a perspetiva dos operadores do setor em Portugal, procurando identificar os motivos que levam à aposta, ou não nesta vertente de turismo por parte dos operadores. Os resultados da investigação fornecem informação de útil para o planeamento do Turismo Negro, por parte dos agentes e entidades competentes, assim como para a sua promoção.
This study aims to discuss the new business models in tourism, linked directly to Dark Tourism in the Portuguese context. As Tourism is one of the most relevant sectors for the Portuguese economy it is important to study all its variations and possibilities of exploitation. The literature related to the Dark Tourism niche is relatively recent and scarce, even more when the study is limited to the Portuguese context. Besides the limitations pointed out, this dissertation contradicts the focus of previous studies on the customer's perspective, giving main relevance and focus to the vision of the tourist agent. Throughout this dissertation the concept of Dark Tourism is clarified, its potential in Portugal is highlighted; the business models adopted in this sector in the target entities of the study are exploited; the perspective of the operators of the sector in Portugal is explored, seeking to identify the reasons that lead to the bet, or not, on this type of tourism by the operators. The research results provide useful information to the planning of Dark Tourism, by the agents and competent entities, as well as for its promotion.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85657
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Alicia Palmira Malheiro Vieira.pdfDissertação de Mestrado2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID