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dc.contributor.advisorNogueira, Sónia Fernanda Moreirapor
dc.contributor.authorVieira, Alícia Palmira Malheiropor
dc.date.accessioned2023-07-25T08:37:50Z-
dc.date.available2023-07-25T08:37:50Z-
dc.date.issued2023-07-20-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85657-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Gestão e Negóciospor
dc.description.abstractEste estudo visa discutir os novos modelos de negócio em turismo ligados ao Dark Tourism, no contexto português. Sendo o Turismo um dos setores com maior relevância para a economia portuguesa figura se importante estudar todas as suas variações e possibilidades de aproveitamento. A literatura ligada ao nicho do Dark Tourism é relativamente recente e escassa, ainda mais quando o estudo é limitado ao contexto português. Além das limitações apontadas, esta dissertação contraria a aposta dos estudos anteriores na perspetiva do cliente, dando principal relevância e foco à visão do agente de animação turística. Ao longo da dissertação é clarificado o conceito de Dark Tourism, é referido o seu potencial em Portugal; são explorados os modelos de negócio adotados neste setor nas entidades alvo de estudo; é explorada a perspetiva dos operadores do setor em Portugal, procurando identificar os motivos que levam à aposta, ou não nesta vertente de turismo por parte dos operadores. Os resultados da investigação fornecem informação de útil para o planeamento do Turismo Negro, por parte dos agentes e entidades competentes, assim como para a sua promoção.por
dc.description.abstractThis study aims to discuss the new business models in tourism, linked directly to Dark Tourism in the Portuguese context. As Tourism is one of the most relevant sectors for the Portuguese economy it is important to study all its variations and possibilities of exploitation. The literature related to the Dark Tourism niche is relatively recent and scarce, even more when the study is limited to the Portuguese context. Besides the limitations pointed out, this dissertation contradicts the focus of previous studies on the customer's perspective, giving main relevance and focus to the vision of the tourist agent. Throughout this dissertation the concept of Dark Tourism is clarified, its potential in Portugal is highlighted; the business models adopted in this sector in the target entities of the study are exploited; the perspective of the operators of the sector in Portugal is explored, seeking to identify the reasons that lead to the bet, or not, on this type of tourism by the operators. The research results provide useful information to the planning of Dark Tourism, by the agents and competent entities, as well as for its promotion.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectTurismopor
dc.subjectDark Tourismpor
dc.subjectModelo de negóciopor
dc.subjectAgente de animação turísticapor
dc.subjectContexto portuguêspor
dc.subjectTourismpor
dc.subjectBusiness modelpor
dc.subjectTourist agentpor
dc.subjectPortuguese contextpor
dc.titleNovos modelos de negócio em turismo - estudo de perceção sobre o Dark Tourism em Portugal por parte dos operadores turísticospor
dc.title.alternativeNew business models in Portugal - study on the perception of Dark Tourism in Portugal by tourism operatorspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203332032por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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Alicia Palmira Malheiro Vieira.pdfDissertação de Mestrado2,08 MBAdobe PDFVer/Abrir

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