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dc.contributor.advisorValente, Marietapor
dc.contributor.authorMagalhães, Joaquim Orlando Oliveirapor
dc.date.accessioned2023-07-31T15:47:19Z-
dc.date.available2023-07-31T15:47:19Z-
dc.date.issued2023-07-27-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/85846-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractA Economia Comportamental, ciência que estuda a forma como os humanos tomam decisões, incorpora aspetos psicológicos, sociais, fisiológicos e neurológicos com intuito de aumentar o poder explicativo e preditivo da Economia. Apesar de ser uma disciplinada recente, a sua implementação tem-se expandido rapidamente para inúmeras áreas da vida humana. Esta dissertação foi desenvolvida com a meta de compreender como, através da utilização de nudges comportamentais, pode ser otimizada a produtividade dos trabalhadores de uma empresa/organização. Suportado numa revisão literária e na realização de duas entrevistas, foi implementado um questionário a trabalhadores por conta de outrem, residentes em Portugal, com o intuito de explorar como a definição de objetivos faz parte da cultura das entidades empregadoras e a perceção que os seus trabalhadores têm da mesma. Com base nos resultados obtidos, foram desenvolvidas sugestões para a aplicação de nudges comportamentais que podem ser implementados em qualquer empresa/organização com o intuito de melhorar a produtividade e satisfação de todos os colaboradores, resultando num aumento dos resultados da empresa.por
dc.description.abstractBehavioural Economics, the science that studies how humans make decisions, incorporates psychological, social, physiological and neurological aspects in order to increase the explanatory and predictive power of Economics. Despite being a recent discipline, its implementation has rapidly expanded to countless areas of human life. This dissertation was developed with the aim of understanding how, through the use of behavioural nudges, the productivity of workers in a company/organization can be optimized. Supported by a literature review and two interviews, a questionnaire was implemented for employees residing in Portugal, with the aim of exploring how the definition of objectives is part of the culture of organizations and the perception that their workers have of them. Through the conclusions from the collected data, suggestions were developed for the application of behavioural nudges that can be implemented in any company/organization with the aim of improving the productivity and satisfaction of employees resulting in an increase in the company's performance.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectEconomia Comportamentalpor
dc.subjectNudgespor
dc.subjectObjetivospor
dc.subjectProdutividadepor
dc.subjectTrabalhadorespor
dc.subjectBehavioural Economicspor
dc.subjectGoalspor
dc.subjectProductivitypor
dc.subjectWorkerspor
dc.titleDefinição de objetivos nas empresas à luz da Economia Comportamental: “nudge” ou obstáculo? Estudo exploratóriopor
dc.title.alternativeGoals definition in companies from the viewpoint of Behavioral Economics: nudge or obstacle? Exploratory studypor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203335813por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

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