Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/85955

TítuloDesenvolvimento de soluções de marketing para a geração de leads qualificados: estudo aplicado a uma empresa de gestão de programas de mobilidade internacional
Outro(s) título(s)Development of marketing solutions for the generation of qualified leads: a case study applied to an international mobility program management company
Autor(es)Alves, Marina Fernandes
Orientador(es)Silva, Joaquim
Palavras-chaveEstágios internacionais
Leads qualificados
Marketing digital
Mobilidade internacional
Piktalent
International internships
Qualified leads
Digital marketing
International mobility
Data27-Jul-2023
Resumo(s)Este estudo teve como principal objetivo explorar possíveis soluções de marketing para aumentar os leads qualificados na nova marca da empresa The Student Mobility Group, chamada Piktalent. Os estágios internacionais tornaram-se um fator diferencial no mercado de trabalho competitivo e apresentam benefícios para empresas, estudantes e instituições de ensino superior. A empresa de acolhimento atua no âmbito de programas de mobilidade e criou a marca Piktalent para estabelecer uma conexão entre jovens talentos, universidades e empresas. Para alcançar os objetivos do estudo, foi realizado um benchmarking do mercado competitivo e foram feitas entrevistas semiestruturadas com responsáveis de universidades e estudantes, de forma a compreender as suas necessidades e desafios relacionados à mobilidade internacional, especialmente em relação a estágios internacionais. Foi identificado que a introdução de um portal de carreira na intranet dos estudantes/portal académico seria essencial para amenizar os desafios enfrentados. Além disso, outras ações importantes para aumentar a atração de leads qualificados incluem o aumento da divulgação dos programas de mobilidade, compartilhamento de depoimentos de estudantes que realizaram estágios no exterior com sucesso e maior flexibilidade da empresa em relação à duração do período de estágio.
This study aimed to explore possible marketing solutions to increase qualified leads for the new brand of The Student Mobility Group, called Piktalent International internships have become a differential factor in the competitive job market and present benefits for companies, students, and higher education institutions. The hosting company operates in the field of mobility programs and created the Piktalent brand to establish a connection between young talents, universities, and companies. To achieve the study's objective, benchmarking of the competitive market and semi-structured interviews with university representatives and students were conducted to understand their needs and challenges related to international mobility, especially regarding international internships. It was identified that the introduction of a career portal on the students' intranet/academic portal would be essential to alleviate the challenges faced. In addition, other important actions to increase the attraction of qualified leads include increasing the dissemination of mobility programs, sharing testimonials from students who have successfully completed internships abroad, and greater flexibility from the company regarding the duration of the internship period.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Marketing e Estratégia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/85955
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Marina Fernandes Alves.pdfDissertação de Mestrado1,14 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID