Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86029

TítuloBem-estar psicológico em estudantes universitários
Outro(s) título(s)Psychological well-being among university students
Autor(es)Costa, Maria Miguel Marques Cardoso Campos
Orientador(es)Pereira, M. Graça
Vilaça, Margarida
Palavras-chaveBem-estar psicológico
Estudantes universitários
Gratidão
Variabilidade da frequência cardíaca
College students
Gratitude
Heart rate variability
Psychological well-being
Data19-Jul-2023
Resumo(s)O bem-estar psicológico é um construto amplamente estudado em várias populações, mas menor na população de estudantes universitários. Visto que a taxa de distress psicológico nesta população é maior comparativamente com a população em geral, torna-se fulcral estudar esta relação. Ademais, o uso de variáveis psicofisiológicas, a par das variáveis de autorrelato, constitui-se como uma mais-valia para alargar o conhecimento na área do bem-estar psicológico. Objetivo: Analisar as variáveis sociodemográficas (sexo, idade, ano de escolaridade, prática de exercício físico, consumo de bebidas alcoólicas, de substâncias ilícitas e de fármacos), psicológicas (stress percebido, morbilidade psicológica, gratidão e dificuldades de regulação emocional) e fisiológica (variabilidade da frequência cardíaca) que se relacionam, predizem e moderam o bem-estar psicológico numa amostra de estudantes universitários. Metodologia: 193 estudantes universitários preencheram questionários e mediram a variabilidade da frequência cardíaca. Resultados: Morbilidade psicológica, gratidão e dificuldades de regulação emocional foram preditores de bem-estar psicológico, explicando 64.4% da variância. A variabilidade da frequência cardíaca não moderou significativamente a relação entre gratidão e bem-estar psicológico. Conclusão: Os resultados mostraram a importância de considerar as competências de regulação emocional, gratidão e morbilidade psicológica na promoção do bem-estar psicológico em estudantes universitários.
Psychological well-being is a widely studied construct within various populations, although less studied within Portuguese university students. Since the rate of psychological distress in this population is higher compared to the general population, it is crucial to study this relationship. Furthermore, the use of psychophysiological variables, alongside self-report variables, constitutes an asset that broadens the knowledge on psychological well-being. Objective: Analyse the sociodemographic (i.e., sex; age; education level; practice of exercise; use of alcohol, illicit substances, and drugs), psychological (i.e., perceived stress; psychological morbidity; gratitude; difficulties in emotion regulation) and physiological (i.e., heart rate variability) variables that relate, predict and moderate the psychological well-being in a sample of university students. Methodology: 193 university students completed the questionnaires and had their heart rate variability measured. Results: Psychological morbidity, gratitude, and difficulties in emotion regulation were predictors of psychological well-being, explaining 64.4% of the variance. Heart rate variability did not significantly moderate the relationship between gratitude and psychological well being. Conclusion: The results showed the importance of considering emotion regulation skills, gratitude and psychological morbidity in promoting psychological well-being in university students.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado integrado em Psicologia
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86029
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
CIPsi - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Maria Miguel Marques Cardoso Campos Costa.pdfDissertação de Mestrado790,69 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID