Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86121

TítuloTeoria das Inteligências Múltiplas aplicada à criação de materiais de apoio didáticos destinados à realização do nível I do Youth Chinese Test (YCT)
Outro(s) título(s)Multiple Intelligences Theory applied to the development of didactic support materials for the achievement of level I of the Youth Chinese Test (YCT)
多元智能理论中小学生汉语考试(YCT)一级教学辅助材料开发中的应用
Autor(es)Gonçalves, Ana Catarina Moreira
Orientador(es)Peixoto, Bruna
Palavras-chaveChinês
Inteligências Múltiplas
Materiais de apoio didáticos
Chinese
Multiple Intelligences
Didactic support materials
汉语
多元智能
教材
Data11-Ago-2023
Resumo(s)Este trabalho pretende relatar a minha experiência de estágio no Instituto Confúcio da Universidade do Minho que teve como objetivo a criação de materiais de apoio à aprendizagem de língua chinesa à luz das Inteligências Múltiplas. Durante o estágio, a minha missão foi criar jogos e materiais de ensino para aulas de chinês, destinados a crianças entre os três e os nove anos. Neste relatório, irei apresentar o Instituto Confúcio da Universidade do Minho e farei uma breve descrição das minhas tarefas como estagiária. De seguida, farei a apresentação da teoria das Inteligências Múltiplas, explicando-a e expondo como cada uma se pode aliar ao ensino de chinês. Apresentarei ainda os desafios e benefícios da aplicação da teoria. Por fim, irei apresentar alguns dos materiais que foram desenvolvidos durante o meu estágio, sendo eles jogos didáticos e apresentações PowerPoint. Uma vez que as crianças das gerações atuais crescem num contexto moderno e repleto de tecnologia, é importante inserir tais elementos nas lições. Este estágio, focado na criação de jogos e materiais de apoio didáticos, ofereceu-me a oportunidade de refletir sobre a aplicação da teoria das Inteligências Múltiplas em contexto educacional, uma vez que os jogos e materiais estimulam diferentes inteligências e permitem aos alunos estudarem a matéria de maneiras diferentes, adequando as lições aos seus estilos de aprendizagem mais prevalentes.
This report intends to share my internship experience at the Confucius Institute of the University of Minho, which focused on developing support materials for Chinese language learning through the lens of the theory of Multiple Intelligences. During the internship, my mission was to create games for the teaching materials for Chinese classes aimed at children between the ages of three and nine. In this report, I will first introduce the Confucius Institute of the University of Minho and I will give a brief description of my tasks as an intern. Next, I will present the theory of Multiple Intelligences, explaining it and exposing how each one can be combined with the teaching of Chinese. Then I will also present the challenges and benefits of applying the theory to our teaching. Finally, I will use some of the materials that I have developed during my internship, which were didactic games and PowerPoint presentations. It is our understanding that as children of current generations grow up in a modern and technology-filled context, it is important to incorporate these elements into lessons. This internship focused in the creation of pedagogical games brought me the opportunity to reflect this practice with Gardner’s theory of Multiple Intelligences in an educational context, since the games can stimulate the use of different intelligences and they can allow children to study the subject in different ways, adapting the lessons to their most prevalent learning styles.
本实习报告旨在通过对霍华德•加德纳的多元智能理论的思考,将自 己在米尼奥大学孔子学院实习期间的汉语教学和辅助教学编写的相关经历 做一陈述。实习期间,本人的主要任务是为 3 至 9 岁的儿童编写中小学生 汉语课程的教学游戏和电子课件。 在本实习报告的第一部分,我将介绍米尼奥大学孔子学院,并简要 介绍一下我作为实习生的任务。在第二和第三部分,我将介绍多元智能理 论,对其进行解释,并尝试对这一理论如何能对汉语习得产生影响而做一 些分析,并对该理论的应用可能为汉语教学带来的挑战和优化做一些反思。 在报告的最后一部分,我将展示一部分开发的辅助教材,它们是教 学游戏和 PowerPoint 演示课件。我们认为,由于当今的儿童在充满现代科 技的环境中成长,将这些与时俱进的教学元素融入课程非常重要。 本实习报告的主要意图是以加德纳的多元智能理论为启发,以自己 在孔子学院的教学经历和辅助教材的编写及使用为案例,试图反思多元智 能理论在汉语教育环境中的应用,以及它如何通过不同的主题与内容展现 方式激发儿童的智能,使学习内容的呈现更加适应他们的心里特点和学习 风格。
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoRelatório de estágio de mestrado em Estudos Interculturais Português/Chinês: Tradução, Comunicação Empresarial e Ensino
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86121
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Moreira Goncalves.pdfRelatório de Estágio3,06 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID