Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86340

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorPereira, Íris Susanapor
dc.contributor.authorGil, Maitê Moraespor
dc.contributor.authorSylla, Cristina Mariapor
dc.date.accessioned2023-09-13T10:29:37Z-
dc.date.available2023-09-13T10:29:37Z-
dc.date.issued2022-
dc.identifier.citationPereira, Íris; Gil, Maitê; Sylla, Cristina. 2022. Para a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para crianças. Calidoscópio. 20(1), 65-89. doi: 10.4013/cld.2022.201.04por
dc.identifier.issn2177-6202-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86340-
dc.description.abstractEste artigo pretende contribuir para o entendimento da teoria dos multiletramentos. Apresenta um recorte do estudo de um texto digital que integra um conjunto demateriais tangíveis e digitaisde storytelling para a promoção da competência intercultural de crianças do ensino fundamental. Trata-se de uma StoryApp, cujo tema é a diversidade cultural e a ecodiversidade do Brasil. A análise apresentada, sustentada por categorias centrais advindas da Linguística Sistêmico- Funcional, da Semiótica Social e da análise de narrativas visuais, incide na caraterização do gênero narrativo e na descrição dos significados ideacionais representados nos modos verbal, visual e aural em cada episódio do texto e das relações de significado intermodal estabelecidas. Os resultados sustentam a caraterização da história digital interativa como narrativa de tipo anedocte em que a representação dos significados ideacionais se constitui num complexo multimodal. Estes resultados permitem a discussão desta StoryApp como instanciação de pressupostos centrais da teoria dos multiletramentos, nomeadamente a multimodalidade dos textos desenhados com base nasaffordancesdas mídias digitais e a defesa de uma nova pedagogia. O artigo termina com a identificação de dimensões de trabalho futuro.por
dc.description.abstractThis article aims to contribute to the understanding of the theory of multiliteracies. It presents a case study of a StoryApp, which is part of a kit of tangible and digital storytelling materials that aim at promoting intercultural competence in elementary school children. The theme of the StoryApp under study is the cultural diversity and the ecodiversity of Brazil. The presented analysis, supported by central categories of Systemic-Functional Linguistics, Social Semiotics and the analysis of visual narratives, focuses on the characterization of the narrative genre and on the description of the ideational meanings represented in verbal, visual and aural modes in each episode of the text and of the intermodal meaning relationships established therein. The results allow the characterization of the interactive story as a narrative anedocte, in which the representation of diversity comprises a multimodal ensemble. These results allow the discussion of this StoryApp as instantiating central assumptions of the theory of multiliteracies, namely, the multimodality of texts designed upon the affordances of digital media; the thematization of cultural diversity as learning content and the call for a new pedagogy. The article ends with the identification of dimensions for future work.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por fundos nacionais através da FCT e pelo FEDER através do Programa Operacional Competitividade e Internacionalização sob a referência POCI/01/0145/FEDER/032580. O trabalho da primeira autora também é financiado pelo CIEd - Centro de Investigação em Educação, Instituto de Educação, Universidade do Minho, projetos UIDB/01661/2020 e UIDP/01661/2020, através de fundos nacionais da FCT.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS)por
dc.relationPOCI/01/0145/FEDER/03258por
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F01661%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F01661%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMultiletramentospor
dc.subjectMultimodalidadepor
dc.subjectDiversidadepor
dc.subjectEducação interculturalpor
dc.subjectStoryapppor
dc.subjectMultiliteraciespor
dc.subjectMultimodalitypor
dc.subjectDiversitypor
dc.titlePara a construção da Teoria dos Multiletramentos. Dimensões ideacionais (e implicações pedagógicas) da multimodalidade textual numa StoryApp para criançaspor
dc.title.alternativeToward the construction of the Multiliteracies Theory. Ideational dimensions (and pedagogical implications) of the textual multimodality of a StoryApp for childrenpor
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://revistas.unisinos.br/index.php/calidoscopio/article/view/24438/60749342por
oaire.citationStartPage65por
oaire.citationEndPage89por
oaire.citationIssue1por
oaire.citationVolume20por
dc.identifier.doi10.4013/cld.2022.201.04por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalCalidoscopiopor
oaire.versionAMpor
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem
CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Pereira_GIL_Sylla_2022.pdf2,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID