Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86486

TítuloUsabilidade técnica e pedagógica no ensino à distância: a perceção de alunos do IFRN em ambiente virtual de aprendizagem
Outro(s) título(s)Technical and pedagogical usability in distance learning: the perception of IFRN students in a virtual learning environment
Autor(es)Sales Júnior, Francisco Monteiro de
Orientador(es)Ramos, Altina
Palavras-chaveUsabilidade técnica
Usabilidade pedagógica
Ensino online
Ensino híbrido
Metodologias ativas
Tecnologia educativa
Technical usability
Pedagogical usability
Online teaching
Hybrid teaching
Active methodologies
Educational technology
Data30-Jun-2023
Resumo(s)A pesquisa se caracterizou como um estudo de caso no IFRN e teve por objetivo identificar, na percepção de estudantes, que dimensões da usabilidade técnica e da usabilidade pedagógica possibilitam significativos impactos nos processos de ensino-aprendizagem em ambientes virtuais, enquanto entraves ou facilitadores. Para tanto, em uma abordagem essencialmente qualitativa e imersiva, e em um contexto de professor-reflexivo, ambientes e ambiências virtuais de aprendizagem foram avaliados, incluindo as próprias salas de aula do pesquisador-professor. O processo se deu em fases, em que as primeiras compuseram um diagnóstico e a última uma implementação prática a partir dos princípios de usabilidade investigados. A coleta de dados ocorreu por meio de observações, grupos focais, entrevistas em profundidade e questionários. Os dados foram analisados a partir de diretrizes da Análise Temática. Dos resultados encontrados destaca-se: a) a proposição de um modelo teórico pautado nos aspectos da Cognição do Estudante, na Comunicação Ativa e na Postura Docente; b) o significativo relacionamento entre dimensões da usabilidade técnica e pedagógica, sendo estas últimas preponderantes; c) a presença de um subtema oriundo do processo de análise que aborda as Ambiências Privativas dos estudantes. As implementações confirmaram os impactos significativos na aprendizagem de estudantes quando comparadas ao antigo formato de ministração de aulas do pesquisador professor. Nesta conjuntura, clarificou-se a compreensão de que a usabilidade pedagógica não se consolida apenas a partir da adoção linear de checklists, mas pela encarnação de seus princípios nas posturas docentes. Por fim, as reflexões oriundas da investigação trouxeram particular contributo ao próprio pesquisador-professor, que passou a observar os processos de ensino aprendizagem a partir, também, das lentes discentes.
The research was characterized as a case study at the IFRN and aimed to identify, in the students” perception, which dimensions of technical usability and pedagogical usability enable significant impacts on teaching-learning processes in virtual environments, as barriers or facilitators. To this end, in an essentially qualitative and immersive approach, and in a teacher reflective context, virtual learning environments and ambiences were evaluated, including the researcher-teacher”s own classrooms. The process took place in phases, in which the first ones composed a diagnosis and the last one a practical implementation based on the investigated usability principles. Data collection took place through observations, focus groups, in-depth interviews and questionnaires. Data were analyzed based on Thematic Analysis guidelines. Of the results found, the following stand out: a) the proposition of a theoretical model based on aspects of Student Cognition, Active Communication and Teaching Posture; b) the significant relationship between dimensions of technical and pedagogical usability, the latter being preponderant; c) the presence of a subtheme arising from the analysis process that addresses the student’s Private Ambiences. The implementations confirmed the significant impacts on student learning when compared to the old researcher-teacher teaching format. In this context, the understanding was clarified that pedagogical usability is not consolidated only from the linear adoption of checklists, but through the incarnation of its principles in the teacher’s postures. Finally, the reflections arising from the investigation brought a particular contribution to the researcher-teacher himself, who began to observe the teaching-learning processes from the perspective of students.
TipoTese de doutoramento
DescriçãoTese de doutoramento em Ciências da Educação (especialidade de Tecnologia Educativa)
URIhttps://hdl.handle.net/1822/86486
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Teses de Doutoramento
CIEC - Teses de Doutoramento

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Francisco Monteiro de Sales Júnior.pdfTese de doutoramento6,51 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID