Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86630

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCorreia, Isabel M.por
dc.contributor.authorGonçalves, Ana Catarina Freitaspor
dc.date.accessioned2023-09-29T13:46:29Z-
dc.date.available2023-09-29T13:46:29Z-
dc.date.issued2023-09-27-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86630-
dc.descriptionRelatório de estágio de mestrado em Economia Industrial e da Empresapor
dc.description.abstractEste relatório de estágio resume as atividades desenvolvidas durante o estágio curricular que ocorreu entre 3 de outubro de 2022 e 3 de janeiro de 2023 na Bordalima – Indústria de Bordados, Lda., uma PME dedicada à produção de têxteis-lar. O problema organizacional enquadra-se na análise do processo de internacionalização das empresas e no papel que o comércio eletrónico pode ter no mesmo, nomeadamente na possibilidade de reduzir algumas barreiras identificadas no processo. Especificamente, o estágio surgiu com o propósito de apoiar a empresa na sua expansão internacional, nomeadamente para os EUA. Para a realização deste estudo, foi necessário realizar uma caracterização da empresa, com o intuito de conhecer a forma de abordagem aos mercados externos atualmente utilizada pela empresa – exportação - e, através de um estudo de mercado dos EUA, propor o modo de entrada mais adequado neste mercado. O comércio eletrónico foi apresentado como uma via alternativa para a entrada nos mercados externos, com o intuito de perceber se permite atenuar algumas das barreiras identificadas pela empresa no processo de exportação convencional. Após a realização desta análise, e tendo por base os conhecimentos teóricos, foi proposto à empresa a entrada no mercado dos EUA através de exportação indireta e, caso no futuro decida investir no comércio eletrónico, foi proposta a entrada através da utilização de Marketplaces. Em suma, as atividades realizadas no estágio, as informações fornecidas pela empresa e os conhecimentos teóricos permitiram atingir os objetivos de estágio e responder à proposta organizacional.por
dc.description.abstractThis internship report summarizes the activities developed during the curricular internship that took place between October 3, 2022, and January 3, 2023, at Bordalima – Indústria de Bordados, Lda., an SME dedicated to the production of home textiles. The organizational problem fits into the analysis of the companies' internationalization process and the role that electronic commerce can have in it, namely the possibility of reducing some barriers identified in the process. Specifically, the internship came about with the purpose of supporting the company in its international expansion, namely to the USA. To carry out this study, it was necessary to characterize the company, with the aim of knowing the form of approach to external markets currently used by the company - exports - and, through a study of the US market, to propose the most appropriate entry mode. E-commerce was presented as an alternative way to enter foreign markets, with the aim of understanding whether it allows mitigating some of the barriers identified by the company in the conventional export process. After carrying out this analysis, and based on theoretical knowledge, the company was proposed to enter in the US market through indirect exports and in case it decides to invest in e-commerce in the future, entry using Marketplaces was proposed. In short, the activities carried out during the internship, the information provided by the company and the theoretical knowledge allowed achieving the internship objectives and responding to the organizational proposal.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectProcesso de internacionalizaçãopor
dc.subjectModo de entradapor
dc.subjectEUApor
dc.subjectBarreiras à exportaçãopor
dc.subjectComércio eletrónicopor
dc.subjectInternationalization processpor
dc.subjectEntry modepor
dc.subjectUSApor
dc.subjectExport barrierspor
dc.subjectE-commercepor
dc.titleAnálise da estratégia de internacionalização e o papel do comércio eletrónico - o caso da Bordalimapor
dc.title.alternativeAnalysis of the internationalization strategy and the role of e-commerce - the case of Bordalimapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203359887por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Ana Catarina Freitas Goncalves.pdfRelatório de Estágio1,05 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID