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dc.contributor.advisorRamos, Rui A. R.por
dc.contributor.authorMoreira, Nuno Gabriel Magalhãespor
dc.date.accessioned2023-10-11T14:48:11Z-
dc.date.available2023-10-11T14:48:11Z-
dc.date.issued2023-03-22-
dc.date.submitted2023-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86821-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia Urbanapor
dc.description.abstractO Planeamento Urbano é uma disciplina ambígua, porém concisa, que designa e provisiona o espaço físico habitável através de políticas reformistas e progressistas que atentem no bem-estar e qualidade de vida das massas na sua vivência em sociedade. A idoneidade interpessoal que uma boa organização urbana proporciona é algo que deve ser transcendente a todos os estratos e fações sociais, incorporando uma ótica Kantiana que zele pelos valores e ética do coletivo. Estes valores são frequentemente, por um conjunto vasto de razões (e.g. carência de fundos, obstáculos geológicos, preservação do património histórico e/ou cultural, interesses desconformes), suprimidos e obliterados dos encargos de uma autarquia, levando a que determinadas minorias vivenciem experiências menos positivas. Esta dimensão aplicada à circulação das pessoas dentro de uma cidade é o que está na base do presente estudo. Assim, em particular, este estudo visa abordar as vicissitudes da implantação de medidas benéficas a indivíduos com mobilidade reduzida num centro histórico, onde o planeamento da mobilidade individual e a criação de acessibilidades são dificultados pela proteção e preservação do património histórico e cultural. Durante o estudo é feita uma análise regrada acerca do centro histórico de Guimarães, procedente de um inquérito à população, e como meio de comparação, uma análise de outros centros históricos mundiais, avaliando-se as possibilidades de contornar os problemas identificados com a aplicação de métodos e ferramentas de planeamento urbanos mais inclusivos para a gestão dos espaços de circulação.por
dc.description.abstractUrban Planning is an ambiguous, yet concise discipline that designates and provides the habitable physical space through reformist and progressive policies that pay attention to the well-being and quality of life of the masses in their experience in society. The interpersonal suitability that a good urban organization provides is something that must be transcendent to all social strata and factions, incorporating a Kantian perspective that watches over the values and ethics of the collective. These values are often, for a wide range of reasons (e.g., lack of funds, geological obstacles, preservation of historical and/or cultural heritage, non compliant interests), suppressed and obliterated from the responsibilities of an autarchy, leading to certain minorities experiencing less positive daily social experiences. This dimension applied to the movement of people within a city is what underlies the present study. This study in particular aims to address the vicissitudes of the implementation of beneficial measures for individuals with reduced mobility in a historic centre, where the planning of individual mobility and the creation of accessibility are hampered by the protection and preservation of the historical and cultural heritage. During the state, a detailed analysis of the historic centre of Guimarães is carried out, considering a popular survey, and as a means of comparison, an analysis of other historic centres in the world, evaluating the possibilities to circumvent the problems identified with the application of methods and more inclusive urban planning tools for managing circulation spaces.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectAcessibilidadepor
dc.subjectPlaneamento urbano inclusivopor
dc.subjectCentros históricos urbanospor
dc.subjectGuimarãespor
dc.subjectAccessibilitypor
dc.subjectInclusive urban planningpor
dc.subjectUrban historical centrespor
dc.titleO contorno das contrariedades na criação de acessibilidades para pessoas com mobilidade reduzida em centros históricos urbanos - caso prático no centro histórico da cidade de Guimarãespor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203362659por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Engenharia Civilpor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
C-TAC - Dissertações de Mestrado

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Nuno Gabriel Magalhaes Moreira.pdfDissertação de Mestrado7,64 MBAdobe PDFVer/Abrir

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