Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/86857

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorPaisana, Joannepor
dc.contributor.advisorPereira, Margarida Estevespor
dc.contributor.authorCastelar, Christina Maria Novais da Costapor
dc.date.accessioned2023-10-13T11:23:23Z-
dc.date.available2023-10-13T11:23:23Z-
dc.date.issued2023-10-09-
dc.date.submitted2023-09-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/86857-
dc.descriptionProjeto de mestrado em English Language, Literature and Culturespor
dc.description.abstractMany studies show that storytelling can hugely impact the development of students' productive and receptive EFL skills. This project aims at investigating specifically whether or not fairy tales can motivate EFL students to enhance their writing skills. It examines, in particular, whether integrating contemporary fairy tales into the CEFR B2 and C1 EFL curriculum can enhance students’ motivation to produce written language more confidently. Four lessons of one hour twenty minutes each were conducted for twenty-nine students (twenty girls, seven boys and two transgender) of a private English Language school. During the lessons, the students were introduced to two contemporary fairy tale writers, and they read different stories from these authors. The Advanced C1 class focused on Carol Ann Duffy’s modern version of “The Emperor’s New Clothes” and one of her original stories, “The Stolen Childhood”. At the same time, the B2 students concentrated on Jane Yolen's fractured stories “Sleeping Ugly”, “The Golden Balls”, “Allerleirauh” and “Cinder Elephant”. Moreover, Google Form questionnaires were used as a quantitative research tool for students' reflection towards fairy tale implementation in the class. The inclusion of out-of-the-box approaches and activities in the lesson plans were intended to excite and motivate students by encouraging them to use their imagination and to develop their critical thinking and, thus, allow them to combine creative problem-solving with improved creative writing skills. Based on the project results, it can be concluded that incorporating contemporary fairy tales and fun lessons positively enhance students’ motivation and engagement in the writing skill.por
dc.description.abstractMuitos estudos mostram que a narração de histórias pode ter um grande impacto no desenvolvimento das competências produtivas e receptivas dos alunos de EFL. Este projeto de mestrado tem como objetivo investigar especificamente se os contos de fadas podem ou não motivar os alunos de EFL a melhorar as suas competências de escrita. Analisa, em particular, se a integração de contos de fadas contemporâneos no currículo do CEFR B2 e C1 EFL pode aumentar a motivação dos alunos para produzirem a expressão escrita com mais confiança. Foram dadas quatro aulas de uma hora e vinte minutos cada, a vinte e nove alunos (vinte raparigas, sete rapazes e dois alunos transgénero) de uma escola privada de língua inglesa. Durante as aulas, os alunos foram apresentados a dois escritores de contos de fadas contemporâneos e leram diferentes histórias destes autores. A turma do C1 centrou-se na versão moderna de Carol Ann Duffy de "The Emperor's New Clothes" e numa das suas histórias originais, "The Stolen Childhood". Ao mesmo tempo, os alunos do B2 concentraram-se nas histórias fraturadas de Jane Yolen "Sleeping Ugly", "The Golden Balls", "Allerleirauh" e "Cinder Elephant". Foram também utilizados questionários Google Form como ferramenta de investigação quantitativa para a reflexão dos alunos sobre a implementação dos contos de fadas na turma. A inclusão de abordagens e atividades inovadoras nos planos de aula pretendia entusiasmar e motivar os alunos, encorajando-os a usar a sua imaginação e a desenvolver o seu pensamento crítico e, assim, permitir-lhes combinar a resolução criativa de problemas com melhores competências de escrita criativa. Com base nos resultados do projeto, pode concluir-se que a incorporação de contos de fadas contemporâneos e de aulas lúdicas aumenta positivamente a motivação e o empenho dos alunos para a competência da escrita.por
dc.language.isoengpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectCreative writingpor
dc.subjectESL teachingpor
dc.subjectMotivationpor
dc.subjectWriting skillspor
dc.subjectCompetências de escritapor
dc.subjectEnsino de inglês como língua estrangeirapor
dc.subjectEscrita criativapor
dc.subjectMotivaçãopor
dc.titleThe contemporary fairy tale as a motivational tool to engage students at B2 and C1 levels in the writing skill in english as a second languagepor
dc.title.alternativeO conto de fadas contemporâneo como ferramenta motivacional para incentivar alunos dos níveis B2 e C1 na competência de escrita em inglês como segunda línguapor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203363051por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade17 valorespor
sdum.uoeiInstituto de Letras e Ciências Humanaspor
dc.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Christina Maria Novais da Costa Castelar.pdfProjeto de Mestrado7,88 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID