Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87116

TítuloFear, flight, and fight: the representation of gay love in british film
Outro(s) título(s)A representação do amor gay nos filmes britânicos
Autor(es)Rosas, Diogo
Orientador(es)Paisana, Joanne
Palavras-chave(Sub)Culture
Gay
Film
Victim
Clapham Junction
London
Representation
(Sub)Cultura
Filme
Londres
Representação
Data6-Out-2023
Resumo(s)In Britain, especially in some major TV shows and films, gay men seem to have increasingly important roles. This is a major difference from about sixty years ago when seemingly gay men started to appear on the big screen and when their portrayal was ridiculously stereotyped. With this in mind, the main objective of this dissertation is to analyse the changing media representation of gayness in Britain through analysis of two films, Victim (1961) directed by Basil Dearden and starring Dirk Bogarde and Sylvia Syms, and Clapham Junction (2007) directed by Adrian Shergold and starring Tom Beard, James Bellamy, Robin Berry and Rachael Blake. In order to do this, an initial summary of Britain’s gay history based on the work of Matt Cook, Robert Mills, Randolph Trumbach, and H. G. Cocks will be presented. The choice of films for analysis was based on the need to show time-related differences of gayness in the media. After contextualization of each film, the evolution of the portrayal of gayness in film will be analysed, showing how the current relative ease which many gay men seem to feel about their sexual identity, their fight for more inclusiveness, can be seen clearly in the filmic portrayal of London’s evolving gay subcultures. In the final chapter, it will be shown through the manner in which the two films discuss matters that are so absolutely and fundamentally transcendent- love, fear and hatred, how they shed light on the importance of these sentiments in a gay context and ultimately impact contemporary Britain. Victim and Clapham Junction demonstrate how the notions of being gay in London have changed in both the legal and cultural arenas.
Na Grã-Bretanha, especialmente em alguns dos principais programas de TV e filmes, a comunidade gay parece ter papéis cada vez mais importantes. Esta é uma grande diferença em relação a cerca de sessenta anos atrás, quando homens aparentemente gay começaram a aparecer no grande ecrã e quando a sua representação era ridícula e estereotipada. Nesta luz, o principal objetivo desta dissertação é analisar a mudança na representação da homossexualidade na Grã-Bretanha por meio da análise de dois filmes, Victim (1961), dirigido por Basil Dearden e protagonizado por Dirk Bogarde e Sylvia Syms, e Clapham Junction (2007), dirigido por Adrian Shergold e protagonizado por Tom Beard, James Bellamy, Robin Berry e Rachael Blake. Para tal, será apresentado um resumo inicial da história gay da Grã-Bretanha com base na obra de Matt Cook, Robert Mills, Randolph Trumbach e H. G. Cocks. A escolha dos filmes para análise partiu da necessidade de mostrar as diferenças temporais da homossexualidade nos media. Após a contextualização de cada filme, será analisada a evolução da representação da homossexualidade no cinema, mostrando como a atual relativa facilidade que muitos homens gay parecem sentir na sua identidade sexual, na sua luta por mais inclusão, pode ser vista claramente na representação fílmica das subculturas gay de Londres. No capítulo final, será mostrado como os dois filmes discutem questões que são absoluta e fundamentalmente transcendentes - amor, medo e ódio, como eles sublinham a importância desses sentimentos num contexto gay e, finalmente, o seu impacto na Grã-Bretanha contemporânea. Victim e Clapham Junction demonstram como as noções de ser gay em Londres mudaram nas arenas legais e culturais.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em English Language, Literature and Culture
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87116
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
ELACH - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Diogo Andre Magalhaes Rosas.pdfDissertação de Mestrado465,31 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID