Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87307

TítuloA perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica
Outro(s) título(s)STS perspective in 10th grade Angolan Physics textbooks: an analysis of thermodynamic chapters
Autor(es)Freitas, Daniel A.
Afonso, Ana Sofia
Palavras-chaveAngola
Manuais escolares de Física
Ensino com orientações CTS
Termodinâmica
Physics textbooks
STS perspective
Thermodynamics
Libros de texto de Física
Enseñanza con orientaciones CTS
Termodinámica
DataFev-2021
EditoraUniversidade de Aveiro. Centro de Investigação Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF/UA)
RevistaIndagatio Didactica
CitaçãoFreitas, D., & Afonso, A. (2021). A perspetiva CTS nos manuais escolares de Física angolanos da 10.ª classe: uma análise dos capítulos de termodinâmica. Indagatio Didactica, 13(1), 79-90. https://doi.org/10.34624/id.v13i1.23858
Resumo(s)Neste trabalho analisa-se em que medida os manuais escolares de Física da 10.ª classe do ensino secundário em Angola apresentam, nos capítulos de termodinâmica, propostas pedagógicas promotoras de um ensino com orientações CTS. Para tal, foram analisados os capítulos de termodinâmica de três manuais escolares de Física, disponiveis no mercado livreiro angolano. Fez-se uma análise de conteúdo dos documentos, a qual foi apoiada por uma grelha de análise utilizada noutros estudos. Os resultados obtidos permitem constatar que os capítulos de termodinâmica não são consistentes com um ensino com orientações CTS: as secções destes capítulos encontram-se organizadas por conteúdos académicos; relações CTS são pontualmente inseridas nos textos dos capítulos de termodinâmica e enfatizam uma relação linear da termodinâmica/tecnologia para a sociedade e as poucas atividades propostas não apresentam traços CTS. Estes resultados parecem evidenciar a necessidade de se repensar o paradigma epistemológico didático que sustenta a idealização e conceção destes manuais escolares de modo a que estes posam veicular a ideologia da atual LBSEE.
This research analyses to what extent do 10th grade physics textbooks in Angola include educational proposals in thermodynamics that promote STS teaching. Thermodynamics chapters of three textbooks available on the Angolan market were content analysed. This analysis was supported by a grid of analysis used in other studies. Results suggest that these chapters are not consistent with an STS perspective: the sections of these chapters are organized around academic contents, STS relations are occasionally inserted in the text and emphasize linear relations from thermodynamics/ technology to society, and the few practical activities do not have STS marks. These results seem to highlight the need to rethink the didactic epistemological paradigm that supports the idealization and design of these resources so that they can convey the current LBSEE ideology.
En este trabajo se analiza en qué medida los libros de texto de Física de 10º grado de la enseñanza secundaria en Angola presentan, en los capítulos de termodinámica, propuestas pedagógicas que promueven la enseñanza con orientaciones CTS. Para ello, fueron analizados los capítulos de termodinámica de los tres libros de texto de Física disponibles en el mercado angoleño para el 10º grado. Se realizó un análisis del contenido de los documentos, que se apoyó en una parrilla de análisis, ya utilizada en otros estudios. Los resultados obtenidos muestran que los capítulos de termodinámica no son consistentes con la enseñanza con orientaciones CTS: las secciones de estos capítulos están organizadas por contenido académico; relaciones CTS son puntualmente fijados en el texto del manual y enfatizan una relación lineal de termodinámica/tecnología para la sociedad, y las pocas actividades propuestas no presentan marcas CTS. Estos resultados parecen resaltar la necesidad de repensar el paradigma didáctico epistemológico que sustenta la idealización y el diseño de estos manuales escolares para que puedan servir la ideología del LBSEE actual.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87307
DOI10.34624/id.v13i1.23858
ISSN1647-3582
Versão da editorahttps://proa.ua.pt/index.php/id/article/view/23858
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Freitas_Afonso_Indagátio..pdf600,26 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID