Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87463

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSarrico, Cláudia S.por
dc.contributor.authorTeixeira, José Eduardo Magalhãespor
dc.date.accessioned2023-12-06T10:50:36Z-
dc.date.available2023-12-06T10:50:36Z-
dc.date.issued2023-09-13-
dc.date.submitted2023-05-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87463-
dc.descriptionDissertação de Mestrado em Gestão (especialização em Gestão Geral)por
dc.description.abstractEsta dissertação tem como questão principal o estudo da relação entre a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados. O estudo deste tópico foi sugerido pelo Conselho Pedagógico da Escola de Economia e Gestão e revela-se importante devido à necessidade em diminuir as taxas de abandono registadas nesta escola da Universidade do Minho, podendo ser isso alcançado através da melhoria da qualidade do serviço prestado aos estudantes. De forma a obter resposta à questão levantada, foram analisados os dados secundários fornecidos pelo Conselho Pedagógico e foi aplicado um questionário a alunos e ex-alunos da Escola de Economia e Gestão, com o propósito de descobrir as razões que conduzem os estudantes a abandonar o seu curso e que áreas da instituição causam maior insatisfação aos estudantes. Foi descoberto que razões de natureza pessoal e a falta de apoio da instituição e dos professores representam os principais motivos do abandono escolar. Relativamente à satisfação com o serviço prestado, os estudantes apresentam-se mais satisfeitos com a área académica, enquanto a área da empregabilidade e ligações com o mundo do trabalho é aquela em que se regista maior insatisfação. Dentro do grupo dos estudantes que abandonaram, verificou-se que a maior insatisfação é causada por fatores da área académica. Com base nos resultados obtidos, são feitas várias recomendações à Escola de Economia e Gestão para melhorar o serviço prestado, como a criação de sessões de aconselhamento e mentoria, mais apoio fora do horário das aulas e a aposta em aulas mais práticas e docentes com mais experiência profissional fora da universidade e maior ligação ao mundo do trabalho.por
dc.description.abstractThe main issue of this dissertation is the study of the relationship between the quality of service provided and dropout in master's degrees. The study of this topic was suggested by the Pedagogical Council of the School of Economics and Management and it is important due to the need to reduce the dropout rates recorded in this school of University of Minho, which may be achieved by improving the quality of service provided to students. In order to get an answer to the question raised, secondary data provided by the Pedagogical Council was analyzed and a questionnaire was administered to students and former students of the School of Economics and Management, with the purpose of finding out the reasons that lead students to abandon their course and which areas of the institution cause more dissatisfaction to students. It was found that reasons of personal nature and lack of support from the institution and the instructors represent the main reasons for dropping out. Regarding satisfaction with the service provided, students are most satisfied with the academic area, while the area of employability and industry links is the one where they are most dissatisfied. Within the group of dropouts, it was found that the greatest dissatisfaction is caused by factors in the academic area. Based on the results obtained, several recommendations are made to the School of Economics and Management to improve the service provided, such as the creation of counseling and mentoring sessions, more support outside school hours and a focus on more practical classes and teachers with more professional experience outside the university and more engagement with the outside world.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.subjectAbandono escolarpor
dc.subjectEnsino superiorpor
dc.subjectQualidadepor
dc.subjectSatisfaçãopor
dc.subjectHigher educationpor
dc.subjectQualitypor
dc.subjectSatisfactionpor
dc.subjectSchool dropoutpor
dc.titleSatisfação com a qualidade do serviço prestado e o abandono escolar nos mestrados da Escola de Economia e Gestão da Universidade do Minhopor
dc.title.alternativeSatisfaction with the quality of service provided and school dropout in the master's degrees of the School of Economics and Management at University of Minhopor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203415442por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Economia e Gestãopor
dc.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Jose Eduardo Magalhaes Teixeira.pdfDissertação de Mestrado3,75 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID