Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87538

TítuloO direito à educação e a escolarização das crianças ciganas na prática dos tribunais portugueses
Autor(es)Jerónimo, Patrícia
Friedrich, Nicole
Palavras-chaveDireito à educação
Escolarização obrigatória
Crianças ciganas
Tribunais portugueses
Right to education
Compulsory schooling
Roma children
Portuguese courts
Data2022
EditoraUniversidade do Minho
RevistaScientia Ivridica: Revista de Direito Comparado Português e Brasileiro
CitaçãoJerónimo, Patrícia, e Friedrich, Nicole, "O direito à educação e a escolarização das crianças ciganas na prática dos tribunais portugueses", Scientia Ivridica, Tomo LXXI, N.º 359, Maio/Agosto 2022, pp. 243-283.
Resumo(s)Este artigo analisa o modo como a escolarização das crianças ciganas é tratada na prática judicial portuguesa, a partir de um conjunto de decisões proferidas nos últimos 15 anos por diferentes tribunais e tendo por referência os padrões internacionais de direitos humanos de âmbito mundial e regional europeu sobre o direito à educação e a proteção contra a discriminação fundada na origem étnica. Apesar de a educação ser o setor onde a integração das pessoas ciganas mais tem avançado nos últimos anos a nível europeu – como apontado pela Comissão Europeia no Quadro Estratégico da União Europeia para a Igualdade, Inclusão e Participação dos Ciganos 2020-2030 –, o abandono escolar, sobretudo por meninas ciganas, continua a ser motivo de grande preocupação, com os tribunais, não raro, a serem chamados a intervir para pôr termo a situações de perigo e salvaguardar o superior interesse da criança. A análise apresentada resulta de investigação desenvolvida no âmbito do projeto InclusiveCourts (Igualdade e Diferença Cultural na Prática dos Tribunais Portugueses: Desafios e Oportunidades na Edificação de uma Sociedade Inclusiva), que decorreu entre 2018 e 2022 com financiamento da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
This article analyses the way in which the schooling of Roma children is addressed in the practice of Portuguese courts, based on a set of rulings from different courts issued in the past 15 years and in light of international (universal and regional/European) human rights standards on the right to education and protection against racial or ethnic discrimination. Education is arguably the area where Roma integration has progressed the most in Europe in recent years, as pointed out by the European Commission in the new EU Roma Strategic Framework on Equality, Inclusion and Participation for 2020-2030. However, early school leaving, particularly by Roma girls, remains a source of great concern, with courts often being called on to intervene to put an end to situations of child endangerment and to safeguard the best interest of the child. The analysis presented is the outcome of research conducted as part of the project InclusiveCourts (Equality and cultural difference in the practice of Portuguese courts: Challenges and opportunities for an inclusive society), which run between 2018 and 2022 with funding from the Portuguese Science and Technology Foundation.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87538
ISSN0870-8185
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:JusGOV - Artigos


Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID