Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87577

TítuloA implementação de uma cultura de Revenue Management e o seu impacto na rentabilidade e crescimento numa unidade hoteleira em Portugal
Autor(es)Marques, Gonçalo Manuel da Palma Afonso
Orientador(es)Oliveira, Cidália Pereira
Palavras-chaveHotelaria
Revenue management
Yield management
Rentabilidade
Estratégias de revenue
Hospitality
Profitability
Revenue strategies
Data3-Dez-2023
Resumo(s)O Revenue Management tem alterado o panorama da indústria hoteleira, focando-se na criação e maximização de receitas nos últimos anos. O presente projeto procura identificar, desenvolver e criar estratégias de Revenue Management introdutórias que impactam a rentabilidade e crescimento de uma unidade hoteleira, neste caso específico aplicado a um hotel da região Centro de Portugal. No decorrer deste projeto, foram analisados diversos pontos e o respetivo impacto, tal como as tipologias de quartos, a análise do hotel e da concorrência em termos de produtos e serviços, análise do mercado, segmentação e origens, calendário da procura, distribuição hoteleira, estratégias tarifárias, CRM, vendas e estratégias de up-selling e cross-selling. Além disso, foram analisados os resultados obtidos com a implementação das estratégias de Revenue Management. Os dados deste estudo foram suportados por reuniões com a unidade hoteleira e retirados de sistemas informáticos como o Propriety Management System (PMS), o Channel Manager (CM) e o Motor de Reservas. O hotel em estudo procura posicionar-se entre os melhores hotéis da zona centro, com o objetivo final de atrair novos hóspedes com maior poder de compra, estimulando todas as possíveis fontes de receita do hotel. Com este projeto de investigação, contribui-se para a melhoria dos procedimentos da unidade hoteleira em estudo e para o incremento das fontes de receita, tornando a empresa mais robusta economicamente.
Revenue Management has been changing the hotel industry landscape, focusing on revenue creation and maximization in recent years. This project aims to identify, develop, and create introductory Revenue Management strategies that impact the profitability and growth of a hotel unit, specifically applied to a boutique hotel in the central region of Portugal. Throughout this project, the following points were explored: room types, analysis of the hotel and competition in terms of products and services, market analysis, segmentation and origins, demand calendar, hotel distribution, pricing strategies, CRM, sales, up-selling and cross-selling strategies. Additionally, the results of implementing this plan will be examined. The data for this study were supported by meetings with the hotel unit and extracted from computer systems such as the Propriety Management System (PMS), the Channel Manager (CM), and the Booking Engine (BE). The hotel under study seeks to position itself among the best hotels in the central region, aiming to attract new guests with higher purchasing power, boosting all hotel revenue sources. This research project improves the organization's procedures under study and increases revenue sources, making the company more financially reliable.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoProjeto de mestrado em Gestão e Negócios
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87577
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Goncalo Manuel da Palma Afonso Marques.pdfProjeto de Mestrado798,89 kBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID