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TítuloThe power of nudging: enhancing financial behavior
Autor(es)Bento, Ana Sofia Marques
Orientador(es)Leal, Cristiana Cerqueira
Palavras-chaveLiteracia financeira
Participação no mercado
Comportamento de poupança
Nudges
Preconceitos comportamentais
Finanças comportamentais
Financial literacy
Market participation
Saving behavior
Behavioral biases
Behavioral finance
Data26-Out-2023
Resumo(s)O principal objetivo deste estudo é analisar a literacia financeira da população portuguesa e o efeito que os "nudges" podem ter no comportamento financeiro, nomeadamente em termos de poupança e participação no mercado. A investigação começa por avaliar o nível de literacia financeira da amostra e verificar se variáveis como o nível de confiança, experiência financeira, perfil de risco e características sociodemográficas têm alguma influência nesse especto. Além disso, avalia-se a influência da literacia financeira em diferentes segmentos do comportamento de poupança e na participação no mercado. Posteriormente, o último objetivo foi explorar a eficácia dos "nudges" no comportamento de poupança e na participação no mercado. Para alcançar os objetivos, foi realizado um questionário e um experimento, abrangendo 244 pessoas. O experimento pretende estudar os efeitos dos "nudges" de padrão e de informação no comportamento de poupança e na participação no mercado. Os participantes foram divididos aleatoriamente em grupo de controle e grupo de tratamento, onde este último recebeu os "nudges". Os resultados confirmam os baixos níveis de literacia financeira, com maiores pontuações associadas a um maior perfil de risco, experiência financeira, renda, nível de educação e formação em economia. O comportamento de poupança e a participação no mercado foram baixos em geral e influenciados positivamente pela literacia financeira. O estudo examinou a eficácia dos "nudges" de padrão e de informação e constatou que os "nudges" de padrão tiveram um impacto mais forte na participação no mercado e no comportamento de poupança. Os "nudges" de padrão aproveitam a inércia e influenciam positivamente a tomada de decisão, enquanto os "nudges" de informação foram menos eficazes. Em geral, esta pesquisa contribui para a compreensão da literacia financeira, da participação no mercado e do comportamento de poupança em Portugal, destacando a eficácia dos "nudges" na promoção de decisões financeiras positivas.
The main objective of this study is to analyze the financial literacy among the Portuguese population and the effect that nudging can have in the financial behavior, namely in terms of savings and market participation. The investigation starts by evaluating the sample’s level of financial literacy and verifying whether variables such as confidence level, financial experience, risk profile and sociodemographic characteristics have any influence on it. Additionally, it evaluates the influence of financial literacy in different segments of saving behavior and in market participation of individuals. Thereafter, the last objective was to explore the effectiveness of nudges in saving behavior and market participation. To achieve the objectives, a questionnaire and an experiment were conducted, involving 244 respondents. The experiment aimed to study the effects of default and information nudges on saving behavior and market participation. Participants were randomly divided into the control group and the treatment group, where the latter received the nudges. The findings confirm the low levels of financial literacy, with higher scores associated with a greater risk profile, financial experience, income, education level, and background in economics. Saving behavior and market participation were low in general, and both positively influenced by financial literacy. The study examined the effectiveness of default and information nudges and found that default nudges had a stronger impact on market participation and saving behavior. Default nudges leverage inertia and positively influence decision-making, while information nudges were less effective. Overall, this research contributes to the understanding of financial literacy, market participation, and saving behavior in Portugal. It also highlights the effectiveness of nudges in promoting positive financial decision-making.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Finance
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87578
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EEG - Dissertações de Mestrado

Ficheiros deste registo:
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