Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/87601
Título: | A comunicação na educação de infância numa perspetiva multimodal |
Autor(es): | Domingues, Ana Isabel de Azevedo Pereira, Íris Susana |
Palavras-chave: | Crianças Educação de infância Multimodalidade Repertórios semióticos multimodais Multiliteracias |
Data: | 2023 |
Editora: | Associação de Profissionais de Educação de Infância (APEI) |
Revista: | Cadernos de Educação de Infância |
Citação: | Domingues, A. I. de A., & Pereira, I. S. P. (2023) A teoria da multimodalidade e a educação de infância em Portugal: transformação prática e aprendizagem profissional de uma educadora. Cadernos de Educação de Infância, 128, 34-43. |
Resumo(s): | O artigo visa caracterizar a atividade comunicativa da criança como inerentemente multimodal, num contexto de educação pré-escolar em Portugal; nele se apresentam os resultados de uma pesquisa- ação, informada e sustentada pela abordagem da multimodalidade, fazendo algumas associações com a teoria das multiliteracias, apontando os dados para a relevância de reconceptualizar o desenvolvimento da comunicação na educação de infância, de modo a abraçar o desenvolvimento de repertórios semióticos multimodais e não exclusivamente os modos oral e escrito da linguagem verbal. |
Tipo: | Artigo |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/87601 |
ISSN: | 2182-8369 |
Arbitragem científica: | yes |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | CIEd - Artigos em revistas científicas nacionais com arbitragem |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
Domingues_Pereira_CEI_2022.pdf | 181,28 kB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons