Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/87908

TítuloCriatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil: o país, o género e a área de estudo diferenciam estudantes?
Outro(s) título(s)Creativity and Higher Education in Portugal and Brazil: do country, gender and field of study differentiate students?
Autor(es)Morais, Maria de Fátima
Aquino, Sandra
Martins, Fernanda
Palavras-chaveCriatividade
Universidade
País
Estudantes
Género
Área de estudos
Creativity
University
Students
Country
Gender
Field of study
Data2023
EditoraUniversidade Federal do Amazonas (UFAM)
RevistaAmazônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação
CitaçãoMorais, M. F., Aquino, S., & Martins, F. (2023). Criatividade e Ensino Superior em Portugal e no Brasil: O país, o género a área de estudo diferenciam estudantes? AMAzônica - Revista de Psicopedagogia, Psicologia Escolar e Educação, 16(2), 1029-1062
Resumo(s)A universidade tem um papel fundamental na formação de agentes criativos para o futuro. Há, porém, algumas dificuldades ainda a ultrapassar e verifica-se escassez de investigação acerca do tópico neste contexto. Perceber como os estudantes se posicionam face à criatividade pode, então, ser útil para facilitar o papel promotor da universidade na inovação. Diferenças culturais influenciam formas de pensar criatividade e, assim, estudos comparativos entre diferentes países são necessários. Este estudo analisa como 326 estudantes (brasileiros e portugueses) se autoavaliam enquanto criativos, como pensam conceitos no âmbito da criatividade e sobre como esta está presente e é promovida na educação superior. Para cada país, foi também explorado se o género e a frequência de diferentes áreas de estudo (Artes; Ciências Sociais e Humanas; Ciências e Tecnologias) determinam diferenças nessas avaliações. Por último, análises de regressão ponderam a influência de diferentes variáveis na avaliação do estudante sobre a sua criatividade. Verificaram-se diferenças significativas entre países nas três dimensões estudadas e ainda diferenças tomando o género e (menos) a área de estudo. Valores baixos preditivos face à autoavaliação da criatividade foram encontrados nos dois países. Reflexões sobre uma prática nas universidades facilitadora criatividade podem ser feitas a partir destes dados.
The university plays a key role in training creative agents for the future. There are, however, some difficulties still to be overcome and there is a lack of research on the topic in this context. Realizing how students position themselves in relation to creativity can then be useful to facilitate he university's promoting role in innovation. Cultural differences influence ways of thinking about creativity and, therefore, comparative studies between different countries are necessary. This study analyzes how 326 students (Brazilian and Portuguese) assess themselves as creative, how they think about concepts within the scope of creativity and how it is present and promoted in college education. For each country, it was also explored whether the gender and the frequency of different areas of study (Arts; Social and Human Sciences; Science and Technology) set differences in these assessments. Finally, regression analyzes weigh the influence of different variables on students' assessment of their creativity. Significant differences were found between countries in the three dimensions studied, and even differences taking in account gender and (less) the area of study. Low predictive values compared to the self-assessment of creativity were found in both countries. Reflections on a practice at universities that can encourage creativity can be made from these data.
TipoArtigo
URIhttps://hdl.handle.net/1822/87908
ISSN1983-3415
e-ISSN2558-1441
Versão da editorahttps://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonica/article/view/12638
Arbitragem científicayes
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:CIEd - Artigos em revistas científicas internacionais com arbitragem

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
artigo Amazonica.pdf12,59 MBAdobe PDFVer/Abrir

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID