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dc.contributor.advisorCarlos, Rute Alexandrapor
dc.contributor.authorSouto, Cristina Manuela Barbosapor
dc.date.accessioned2024-01-05T09:51:09Z-
dc.date.available2024-01-05T09:51:09Z-
dc.date.issued2023-12-14-
dc.date.submitted2023-10-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87926-
dc.descriptionDissertação de mestrado integrado em Arquitetura, Cidade e Territóriopor
dc.description.abstractNo âmbito deste projeto de investigação, pretende-se abordar o impacto da reativação de um segmento de uma infraestrutura ferroviária, nomeadamente da Linha do Tâmega, num território que continuou a desenvolver-se após a sua desativação. Inicialmente a Linha do Tâmega estava integrada num projeto ambicioso que pretendia sobretudo efetuar uma ligação à área metropolitana do Porto através da Linha de Guimarães e a Espanha através da Linha do Corgo, contudo, essa correspondência não foi realizada. Após o tempo de atividade e controvérsias sobre a sua desativação, nos últimos anos tem vindo a ser discutida a reativação do segmento em estudo. Desta forma é possível criar uma narrativa entre o que esta poderia ter sido, o que foi, o que é atualmente e o que poderá ser no futuro. Além do seu enquadramento histórico, foi desenvolvida uma análise sobre a sua morfologia com diferentes aproximações, abordagens e relações, começando pelo antigo caminho-de-ferro do Vale do Tâmega e a sua envolvente territorial e posteriormente em confronto com as suas margens. A cidade não permaneceu estagnada e foram criados vários impedimentos à ativação da Linha do Tâmega, sendo pretendido proceder à sua identificação e posterior resolução. Além da premissa da reativação do antigo caminho-de-ferro, pretende-se ainda dar ênfase à importância das margens da infraestrutura ferroviária, explorar e entender as suas problemáticas bem como potenciais. Através destes objetivos foi formulada uma estratégia de intervenção que visa intervir em diferentes campos, com o intuito de criar uma conexão natural entre o caminho-de-ferro e elementos que constituem as margens. É neste contexto que se desenvolve uma proposta de intervenção centrada na reativação da Linha do Tâmega e nas suas margens, composta pela execução de ações em frentes distintas tais como a implementação de uma via de modos suaves e ainda pela resolução dos espaços intersticiais presentes nas margens. Com estas três intervenções é possível apresentar uma infraestrutura de mobilidade que combina os transportes públicos, privados e modos suaves, com objetivo de facilitar e servir a comunidade nas suas deslocações diárias entre Amarante-Livração-Porto.por
dc.description.abstractWithin the scope of this research project, the aim is to investigate the impact of reactivating a section of railway line, namely the Tâmega railway line, in an area that continued to develop after being deactivated. Initially the Tâmega railway line was part of an ambitious project that intended to establish a connection to Porto’s metropolitan area via the Guimarães railway line and to Spain via Corgo railway line, however, this was never realised. In recent years, following its deactivation and controversies surrounding this issue, there have been discussions regarding the reactivation of the segment under study. This resulted in the possibility of a narrative being created which explores what could have been, what was, what it currently is and what it may become in the future. In addition, to its historical framework, an analysis of its morphology utilising different approaches, methods and perspectives, starting with the former Tâmega railway line’s territorial surrounding and later in comparison with its margins. The city did not remain stagnant and numerous obstacles to the reactivation of the Tâmega Railway line arose. This resulted in an intent to identify and subsequently resolve these. In addition to the premise of reactivating the old railway line, importance has also been given to its margins, exploring and understanding both its problems and strengths. Utilising these objectives resulted in the formulation of an intervention strategy that aims to intervene in different fields with the goal of creating a natural connection between the railway line and its margins. It is in this context that an intervention proposal has been developed, focusing on the reactivation of the Tâmega railway line and its banks, consisting on the execution of actions on different fronts such as the implementation of a smooth path and also the resolution of the interstitial spaces present on the banks. With these three interventions it is possible to present a mobility infrastructure that combines public, private transport and soft modes, with the aim of facilitating and serving the community in their daily journeys between Amarante-Livração-Porto.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0/por
dc.titleA Linha do Vale do Tâmega: a margem além de um limitepor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203445090por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade18 valorespor
sdum.uoeiEscola de Arquiteturapor
dc.subject.fosHumanidades::Artespor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
EAAD - Dissertações de Mestrado

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