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dc.contributor.advisorViana, J. C.por
dc.contributor.advisorMoreira, Ana Mariapor
dc.contributor.authorBorges, Sara Daniela Gomespor
dc.date.accessioned2024-01-08T15:04:56Z-
dc.date.available2024-01-08T15:04:56Z-
dc.date.issued2023-12-26-
dc.date.submitted2019-03-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/87968-
dc.descriptionDissertação de mestrado em Engenharia de Polímerospor
dc.description.abstractOs recursos naturais devem ser utilizados pela sociedade e empresas de modo sustentável, através do consumo e produção responsável. Um dos grandes problemas da poluição ambiental são os materiais plásticos, tornando-se necessário a recuperação/reciclagem destes materiais para que isso se proporcione numa diminuição da poluição ambiental e, consequentemente, numa economia circular mais sustentável. O maior problema da reciclagem de materiais plásticos são os produtos pintados e envernizados, mas com o aumento da poluição ambiental, legislações por parte dos governos e com a tentativa de diminuição dos custos dos produtos, torna-se fundamental incorporar material reciclado deste tipo de plásticos. A elevada taxa de rejeição de peças com acabamento de alto brilho impulsionou o tema deste projeto de dissertação, surgindo da necessidade de reutilizar peças pintadas com defeitos numa tentativa de reduzir o considerável número de peças que acabam no lixo, visando a produção sustentável e responsável. Este estudo está dividido em 4 fases: a primeira está relacionada com o envio das peças pintadas para uma organização externa, a Use & Reuse, para ser realizada a moagem das peças e, posteriormente, a extrusão e granulação da matéria-prima. Durante esta etapa, foram realizados testes de degradação térmica das diferentes tintas que compõem as peças. Numa segunda fase, após a receção do material reciclado, este foi testado e foram produzidas peças através da técnica de moldação por injeção, com incorporação de diferentes percentagens de material reciclado. De seguida as peças foram pintadas com diferentes tintas. Na terceira fase, foram realizados testes mecânicos, dimensionais e óticos seguindo a norma da Volkswagen. E, na última etapa, foi realizado um estudo de custos para perceber a viabilidade do processo em termos económicos para a empresa. Após o estudo realizado, conclui-se que os objetivos do projeto foram alcançados, demonstrando a viabilidade econômica, as propriedades visuais e mecânicas favoráveis na produção de peças com 30% de material reciclado e a pintura com determinadas tintas (L1QB, Pewter, Chrome Effect, Deep Iron). No entanto, observou-se que o aumento para 50% de material reciclado começava a afetar algumas propriedades das peças. Portanto, a opção de incorporar 30% de material reciclado foi considerada a mais adequada.por
dc.description.abstractNatural resources should be used by society and businesses in a sustainable manner through responsible consumption and production. One of the major problems of environmental pollution is plastic materials, making it necessary to recover/recycle these materials in order to achieve a reduction in environmental pollution and, consequently, a more sustainable circular economy. The main challenge in recycling plastic materials lies in painted and varnished products. However, with the increasing environmental pollution and government regulations, as well as efforts to reduce product costs, it becomes essential to incorporate recycled material from such plastics. The high rejection rate of pieces with high-gloss finishes has driven the topic of this dissertation project, arising from the need to reuse painted pieces with defects in an attempt to reduce the considerable number of pieces ending up in landfills, with the aim of achieving sustainable and responsible production. This study is divided into 4 phases: the first phase involves sending the painted pieces to an external organization, Use & Reuse, for grinding, extrusion, and granulation of the raw material. During this stage, tests of thermal degradation of different paints used in the pieces were conducted. In the second phase, after receiving the recycled material, it was tested, and pieces were produced using injection molding technique, incorporating different percentages of recycled material. Subsequently, the pieces were painted with different paints. In the third phase, mechanical, dimensional, and optical tests were performed following Volkswagen's standards. In the final stage, a cost study was conducted to understand the economic viability of the process for the company. After conducting the study, it was concluded that the project objectives were achieved, demonstrating the economic viability and favorable visual and mechanical properties in the production of pieces with 30% recycled material and painting with certain paints (L1QB, Pewter, Chrome Effect, Deep Iron). However, it was observed that increasing the recycled material to 50% began to affect some properties of the pieces. Therefore, the option to incorporate 30% recycled material was considered the most suitable.por
dc.language.isoporpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectMaterial recicladopor
dc.subjectNormaspor
dc.subjectPinturapor
dc.subjectReaproveitamentopor
dc.subjectSustentabilidadepor
dc.subjectRecycled materialpor
dc.subjectRegulationspor
dc.subjectPaitingpor
dc.subjectReusepor
dc.subjectSustainabilitypor
dc.titleIncorporação de material reciclado de peças pintadaspor
dc.typemasterThesiseng
dc.identifier.tid203447158por
thesis.degree.grantorUniversidade do Minhopor
sdum.degree.grade16 valorespor
sdum.uoeiEscola de Engenhariapor
dc.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DEP - Dissertações de Mestrado

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Sara Daniela Gomes Borges.pdfDissertação de Mestrado6,3 MBAdobe PDFVer/Abrir

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