Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/88127

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorVieira, Maria Helenapor
dc.contributor.authorMartins, Ana Paula Louçãopor
dc.date.accessioned2024-01-17T10:09:31Z-
dc.date.available2024-01-17T10:09:31Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.citationVieira, M.H. & Martins, A.P.L. (2023, Jan a Dez). Panorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022. Revista Portuguesa de Educação Musical, Vol. 149, publicação online. https://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/17por
dc.identifier.issn1646-6306-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/88127-
dc.description.abstractO percurso da Musicoterapia portuguesa foi sendo registado nos Boletins e Revistas da APEM entre 1972 e 2022. Desde a sua génese nos anos 50 até hoje esse percurso não está ainda suficientemente estudado. Quais as suas metas e terrenos de ação? Quem pode ser musicoterapeuta certificado? Qual o futuro desta disciplina? O que separa a musicoterapia escolar de uma educação musical inclusiva? Estas perguntas presidiram à pesquisa, que se iniciou pela localização e análise, nos referidos Boletins e Revistas, dos artigos que abordam o tema da musicoterapia ou temas afins. Identificaram-se em 45 textos as categorias "musicoterapia", "terminologia" e "contextos/ambientes". Os resultados mostram uma publicação regular sobre o tema, com maior prevalência nos anos 80. Verifica-se que a disciplina foi seguindo as orientações internacionais e que os leitores foram sendo atualizados sobre conceitos, métodos, experiências, e ainda designações da população alvo e locais de atuação da musicoterapia. O futuro da Musicoterapia portuguesa emerge de uma evolução terminológica e de tendências simultâneas de focalização e fragmentação epistemológica projetadas laboralmente, ora na busca de especialização, ora na possibilidade de sub especializações. Finalmente, identificou-se uma ambiguidade entre “musicoterapia” e “educação musical inclusiva”, e também a necessidade de mais investigação nesta área.por
dc.description.abstractThe path of Portuguese Music Therapy was recorded in the APEM Bulletins and Journals between 1972 and 2022. From its genesis in the 1950s until today, this path has not yet been sufficiently studied. What are its goals and areas of action? Who can be a certified music therapist? What is the future of this discipline? What separates school music therapy from inclusive music education? These questions presided over the research, which began with the location and analysis, in the aforementioned Bulletins and Journals, of the articles that address the theme of music therapy or related themes. The following categories were identified in 45 texts: "music therapy", "terminology" and "contexts/environments". The results show a regular publication on the subject, with a higher prevalence in the 80s. It can be seen that the discipline has been following international guidelines and that readers have been updated on concepts, methods, experiences, and also designations of the target population and fields of action of music therapy. The future of Portuguese Music Therapy emerges from a terminological evolution and from simultaneous tendencies of focus and epistemological fragmentation projected by labor, sometimes in the search for specialization, sometimes in the possibility of sub-specializations. Finally, an ambiguity was identified between "music therapy" and "inclusive music education", and also the need for more research in this area. Keywords: Music Therapy, Music Education, Inclusion, Special Educational Needs.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherAssociação Portuguesa de Educação Musicalpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/por
dc.subjectMusicoterapiapor
dc.subjectEducação musicalpor
dc.subjectInclusãopor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectMusic therapypor
dc.subjectMusic educationpor
dc.subjectInclusionpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.titlePanorama das publicações sobre musicoterapia na Revista da Associação Portuguesa de Educação Musical no período de 1972 a 2022por
dc.typearticlepor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://rpem.apem.org.pt/index.php/revista/article/view/17por
oaire.citationStartPages/ppor
oaire.citationEndPages/ppor
oaire.citationIssue149por
oaire.citationConferencePlaceLisboapor
oaire.citationVolume1por
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.journalRevista Portuguesa de Educação Musicalpor
oaire.versionVoRpor
dc.identifier.articlenumbere17por
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Artigos (Papers)

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Vieira e Martins_2023_Artigo Musicoterapia em Portugal_APEM.pdf1,02 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID