Utilize este identificador para referenciar este registo:
https://hdl.handle.net/1822/88234
Registo completo
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.author | Ramon, Micaela | por |
dc.date.accessioned | 2024-01-22T10:20:15Z | - |
dc.date.available | 2024-01-22T10:20:15Z | - |
dc.date.issued | 2024-01-10 | - |
dc.identifier.uri | https://hdl.handle.net/1822/88234 | - |
dc.description.abstract | Apesar de persistirem resistências face à inclusão de tipologias textuais literárias nos planos de estudos dos cursos de línguas estrangeiras, existem presentemente inúmeros trabalhos teóricos e relatos de experiências pedagógico-didáticas que comprovam a pertinência de tal opção. A progressiva afirmação da abordagem intercultural abriu a possibilidade de se encarar o texto literário como um instrumento privilegiado de acesso a uma dada língua-cultura, permitindo não só um contacto direto com padrões linguísticos e culturais da língua-alvo, como também o seu cotejo com os padrões congéneres da(s) língua(s)-cultura(s) de origem dos aprendentes. Quando se trata de uma língua pluricêntrica como o português, estudada por alunos oriundos de contextos geográfica e culturalmente muito distantes e heterogéneos, o recurso a esses textos pode revelar-se um poderoso aliado tanto do ponto de vista da aquisição de competências linguísticas e comunicativas, como enquanto meio de acesso ao imaginário cultural das comunidades de língua oficial portuguesa. Este artigo tem como objetivos (1) enquadrar teoricamente as relações entre (P)LE, texto literário e competência (inter)cultural; e (2) demonstrar as potencialidades desse tipo de textos para o desenvolvimento de competências de mediação entre culturas, no contexto das sociedades atuais globalizadas. | por |
dc.description.abstract | Although resistance persists towards the inclusion of literary textual typologies in the study plans of foreign language courses, there are currently numerous theoretical works and reports of pedagogical-didactic experiences that prove the relevance of such an option. The progressive affirmation of the intercultural approach opened up the possibility of viewing the literary text as a privileged instrument of access to a given language-culture, allowing not only direct contact with linguistic and cultural patterns of the target language, but also its comparison with the similar standards of the language(s)-culture(s) of origin of the learners. When it comes to a pluricentric language like Portuguese, studied by students from geographically and culturally very distant and heterogeneous contexts, the use of these texts can prove to be a powerful ally both from the point of view of acquiring linguistic and communicative skills, as a means of accessing the cultural imaginary of Portuguese-speaking communities. This article aims to (1) theoretically frame the relationships between (P)LE, literary text and (inter)cultural competence; and (2) demonstrate the potential of this type of texts for the development of mediation skills between cultures, in the context of current globalized societies. | por |
dc.language.iso | por | por |
dc.publisher | Universidade do Porto. Faculdade de Letras (FLUP) | por |
dc.rights | openAccess | por |
dc.subject | Português língua estrangeira | por |
dc.subject | Texto literário | por |
dc.subject | Competência intercultural | por |
dc.subject | Literatura lusógrafa | por |
dc.subject | Mediação linguística e cultural | por |
dc.subject | Portuguese as a foreign fanguage | por |
dc.subject | Literary text | por |
dc.subject | Intercultural competence | por |
dc.subject | Lusographic literature | por |
dc.subject | Linguistic and cultural mediation | por |
dc.title | Literatura - competência (inter)cultural - (P)LE: revendo argumentos, encurtando distâncias entre os saberes e as práticas | por |
dc.type | article | por |
dc.peerreviewed | yes | por |
dc.relation.publisherversion | https://ojs.letras.up.pt/index.php/ori/issue/view/885 | por |
oaire.citationStartPage | 77 | por |
oaire.citationEndPage | 96 | por |
oaire.citationVolume | Vol. 5 | por |
dc.identifier.doi | 10.21747/27073130/ori5a5 | por |
dc.subject.fos | Humanidades::Línguas e Literaturas | por |
sdum.journal | Orientes do Português | por |
Aparece nas coleções: | CEHUM - Artigos publicados em revistas |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
06_Artigo publicado.pdf | 1,22 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |