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https://hdl.handle.net/1822/88254
Título: | O potencial imersivo da coexistência das linguagens sonora e visual na criação de narrativas publicitárias: o caso da Markate |
Outro(s) título(s): | The immersive potencial of the coexistence of sound and visual languages in the creation of advertising narratives: the Markate’s case study |
Autor(es): | Vilas Boas, Ana Rita Salgado |
Orientador(es): | Brandão, Daniel |
Palavras-chave: | Imagem Linguagem audiovisual Narrativa Narrativas publicitárias Som Advertising narratives Audiovisual language Image Narrative Sound |
Data: | 3-Jan-2024 |
Resumo(s): | Este relatório de estágio foi realizado no âmbito do mestrado em Ciências da
Comunicação, no ramo profissionalizante de Audiovisual e Multimédia, da Universidade do Minho.
Neste, é retratada a experiência de estágio, de um período de três meses na agência de
comunicação Markate, da qual surge a questão de investigação “De que modo a Markate procura
a coexistência das linguagens sonora e visual para potenciar a capacidade imersiva das suas
narrativas publicitárias?”.
Para desenvolver esta análise, recorreu-se à realização de entrevistas a quatro
profissionais das áreas da comunicação e do audiovisual, tendo como principal objetivo
compreender a importância da coexistência do som e da imagem para uma narrativa publicitária
mais imersiva. Além disso, procurou-se também analisar o contributo da linguagem audiovisual
na publicidade; conhecer as práticas dos profissionais da área da comunicação e do audiovisual
e como estas se complementam; refletir acerca da influência de um consumidor mais exigente e
consciente na criação dos conteúdos publicitários; e perceber a relevância da narrativa nas obras
audiovisuais publicitárias.
Após a elaboração de um estudo exploratório de teorias de um conjunto de autores, foi
possível aprofundar o conceito de linguagem audiovisual e perceber de que forma é que os seus
principais elementos — a imagem e o som — são empregues na publicidade para a criação de
narrativas mais sensoriais e emotivas. This internship report that was developed in the context of the master’s degree in Communication Sciences, in the Audiovisual and Multimedia professional area, at the Universidade do Minho. It portrays the three-month internship’s experience in the communication agency Markate, from which the research question arises: "How Markate seeks the coexistence of sound and visual languages to enhance the immersive capacity of its advertising narratives?". To carry out this analysis, four professionals from the communication and audiovisual areas were interviewed. The main objective was to understand the importance of the coexistence of sound and image for a more immersive advertising narrative. This work also aimed to analyze the contribution of audiovisual language in advertising; learn about the practices of communication and audiovisual professionals and how they can complement each other; reflect on the influence of a more demanding and aware consumer on the creation of advertising content; and understand the relevance of narrative in audiovisual advertising productions. After developing an exploratory study of theories of a few authors, it was possible to deepen the concept of audiovisual language and understand how its main elements — image and sound — are used in advertising to create more sensory and emotive narratives. |
Tipo: | Dissertação de mestrado |
Descrição: | Relatório de estágio de mestrado em Ciências da Comunicação (área de especialização em Audiovisual e Multimédia) |
URI: | https://hdl.handle.net/1822/88254 |
Acesso: | Acesso aberto |
Aparece nas coleções: | BUM - Dissertações de Mestrado CECS - Dissertações de mestrado / Master dissertations |
Ficheiros deste registo:
Ficheiro | Descrição | Tamanho | Formato | |
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Ana Rita Salgado Vilas Boas.pdf | Relatório de estágio | 2,02 MB | Adobe PDF | Ver/Abrir |
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