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TítuloMelhoria dos fluxos de informação e do planeamento e controlo de produção numa empresa do sector têxtil
Outro(s) título(s)Improvement of information flows and production planning and control in a textile company
Autor(es)Tinoco, Elisa Cristina Lameira
Orientador(es)Pimentel, Carina Maria Oliveira
Lima, Rui M.
Palavras-chaveMapeamento de processos
Planeamento e controlo de produção
ERP
Process mapping
Production planning and control
Data1-Dez-2023
Resumo(s)A indústria têxtil é um setor de negócios que requer uma gestão eficiente para enfrentar os desafios relacionados com a produção, gestão e crescimento. A melhoria dos fluxos de informação é fundamental para o sucesso das organizações, especialmente em estruturas departamentais. Os sistemas de Planeamento de Recursos Empresariais (ERP), com a centralização dos dados, padronização de processos e facilitação da comunicação interna e externa, podem ser uma solução eficaz para garantir a eficiência desses fluxos. Neste contexto, desenvolveu-se o projeto apresentado nesta dissertação, realizado numa pequena e média empresa do setor têxtil, localizada na zona de Guimarães. A Filipe Marinho Têxtil é uma empresa portuguesa especializada na confeção de artigos têxteis para banho, desporto e íntimo, que passou por um período de crescimento nos últimos anos. Este crescimento provocou dificuldades no fluxo de informação entre os diferentes processos, afetando a qualidade do produto, a eficiência da produção e os prazos de entrega das encomendas. Foi selecionada e seguida uma estratégia de investigação-ação uma vez que o problema foi tratado em conjunto com os colaboradores e o investigador fez parte da ação. Após o mapeamento dos processos, identificaram-se problemas, como a descentralização da informação, que gera duplicações de trabalho e perda de informações, resultando em produtos não conformes e atrasos nas entregas. Foi implementado um sistema de planeamento e controlo de produção e o sistema ERP Odoo para abordar esses problemas. Com a implementação do sistema de planeamento de produção foi possível reduzir em 75% o número de reclamações de clientes e em 77% o número de não conformidades. Com a implementação do sistema Odoo é espectável uma melhoria na partilha de informações e na otimização da comunicação interna, o que pode aumentar a competitividade no mercado. Devido à limitação de tempo, ainda não foi possível medir os resultados do trabalho, relativamente a implementação do Odoo, mas foram deixadas na organização métricas para futuras avaliaçõestais como a taxa de convertibilidade de desenvolvimentos em produções, o tempo de produção de amostras, percentagem de artigos não conformes entre outros.
The textile industry is a business sector that requires efficient management to face challenges related to production, management and growth. Improving information flows is essential for the success of organizations, especially in departmental structures. Enterprise Resource Planning (ERP) systems, with data centralization, process standardization and facilitation of internal and external communication, can be an effective solution to ensure the efficiency of these flows. In this context, the project presented in this dissertation was developed, carried out in a small and medium-sized company in the textile sector, located in the Guimarães. Filipe Marinho Têxtil is a Portuguese company specializing in the manufacture of textile items for swimwear, sportswear and underwear, which has gone through a period of growth in recent years. This growth has led to difficulties in the flow of information between processes, impacting product quality, production efficiency, and order delivery timelines. An action research strategy was chosen and pursued, with the problem addressed collaboratively with employees, and the researcher actively involved in the process. Following the mapping of processes, issues were identified, including information decentralization leading to duplicated work and data loss, resulting in non-compliant products and delayed deliveries. A production planning and control system and the Odoo ERP system were implemented to address these issues. With the implementation of the production planning system, it was possible to reduce customer complaints by 75% and non-conformities by 77%. With the implementation of the Odoo system, an improvement in information sharing and optimization of internal communication is expected, which can increase competitiveness in the market. Due to time constraints, it has not been possible to measure the results of the work regarding the Odoo implementation, but metrics have been left in the organization for future evaluations, such as the convertibility rate of developments into productions, sample production time, percentage of non-compliant items, among others.
TipoDissertação de mestrado
DescriçãoDissertação de mestrado em Engenharia e Gestão de Operações – Gestão Industrial
URIhttps://hdl.handle.net/1822/88992
AcessoAcesso aberto
Aparece nas coleções:BUM - Dissertações de Mestrado
DPS - Dissertações de Mestrado

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