Utilize este identificador para referenciar este registo: https://hdl.handle.net/1822/89103

Registo completo
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.authorTomaz, Clarice Rejane Lima Ferreirapor
dc.contributor.authorCruz-Santos, Anabelapor
dc.date.accessioned2024-02-27T16:58:46Z-
dc.date.available2024-02-27T16:58:46Z-
dc.date.issued2023-12-
dc.identifier.urihttps://hdl.handle.net/1822/89103-
dc.descriptionDOI Atas 10.17979/spudc.000026por
dc.description.abstractO presente trabalho teve como finalidade apresentar os relatos dos professores que lecionaram para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE) dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental no cenário da pandemia da Covid-19 no estado do Rio Grande do Norte (RN) no Brasil. Trata-se de um estudo de natureza qualitativa. Os dados foram recolhidos a partir de uma entrevista semiestruturada com 18 questões aplicadas individualmente a 14 professores. Os participantes atenderam aos seguintes critérios: a) lecionaram no estado do Rio Grande do Norte nos anos de 2020 e 2021; b) apoiaram alunos com NEE nos anos de 2020 e 2021, e c) estes estudantes deveriam estar matriculados nos cinco primeiros anos do Ensino Fundamental em escolas do Rio Grande do Norte. Os resultados do estudo permitiram concluir que após o anúncio da pandemia por Covid-19, as escolas privadas se posicionaram com estratégias e metodologias para o ensino à frente das escolas públicas. Para mediar as práticas pedagógicas durante esse período, o aplicativo de mensagens WhatsApp, foi o meio mais adotado pelos professores investigados, especialmente no âmbito da escola pública. Já no caso dos professores das escolas privadas, foram utilizadas plataformas digitais como Zoom, Google Meet, Google Classroom, Google Forms, Google Drive no apoio aos estudantes. Os professores apontaram a família como um fator fundamental para a mediação da comunicação e no processo de ensino e aprendizagem dos alunos com NEE. Logo, a pandemia evidenciou as disparidades socioeconômicas, educacionais e culturais do Brasil, especialmente entre as escolas públicas e privadas.por
dc.description.abstractThe present work aimed to present the reports of teachers who taught students with Special Educational Needs (SEN) in the Early Years of Elementary School in the scenario of the Covid-19 pandemic in the state of Rio Grande do Norte (RN) in Brazil. This is a qualitative study in nature. The data was collected from a semi-structured interview with 18 questions applied individually to 14 teachers. The participants met the following criteria: a) they taught in the state of Rio Grande do Norte in the years 2020 and 2021; b) they supported students with SEN in the years 2020 and 2021, c) and these students should be enrolled in the first five years of elementary education in schools in Rio Grande do Norte. The results of the study allowed for the conclusion that after the announcement of the Covid-19 pandemic, private schools positioned themselves with strategies and methodologies for teaching ahead of public schools. To mediate the teaching practices during this period, the messaging application WhatsApp was the medium most adopted by the investigated teachers, especially in the public school context. As for the private school teachers, digital platforms such as Zoom, Google Meet, Google Classroom, Google Forms, and Google Drive were used to support the students. Teachers pointed to the family as a fundamental factor in the mediation of communication and in the teaching and learning process of students with SEN. Thus, the pandemic highlighted the socioeconomic, educational and cultural disparities in Brazil, especially between public and private schools.por
dc.description.sponsorshipEste trabalho foi financiado por Fundos Nacionais através da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia no âmbito dos projetos do CIEC (Centro de Investigação em Estudos da Criança da Universidade do Minho) com as referências UIDB/00317/2020 e UIDP/00317/2020.por
dc.language.isoporpor
dc.publisherUniversidade da Coruñapor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDB%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.relationinfo:eu-repo/grantAgreement/FCT/6817 - DCRRNI ID/UIDP%2F00317%2F2020/PTpor
dc.rightsopenAccesspor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/por
dc.subjectEnsino fundamentalpor
dc.subjectEducação especialpor
dc.subjectNecessidades educativas especiaispor
dc.subjectProfessorespor
dc.subjectCovid-19por
dc.subjectElementary educationpor
dc.subjectSpecial educationpor
dc.subjectSpecial educational needspor
dc.subjectTeacherspor
dc.titleVivências dos professores brasileiros no cenário da Covid-19 no ensino para alunos com Necessidades Educativas Especiaispor
dc.title.alternativeExperiences of Brazilian teachers in the Covid-19 setting in teaching for students with Special Educational Needspor
dc.typeconferencePaperpor
dc.peerreviewedyespor
dc.relation.publisherversionhttps://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/34553por
oaire.citationStartPage1624por
oaire.citationEndPage1638por
oaire.citationConferencePlaceCorunha, Espanhapor
dc.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
sdum.conferencePublicationActas del XVII Congreso Internacional Gallego-Portugués de Psicopedagogía / IV Congreso de la Asociación Científica Internacional de Psicopedagogíapor
oaire.versionVoRpor
dc.subject.odsEducação de qualidadepor
Aparece nas coleções:CIEC - Textos em atas

Ficheiros deste registo:
Ficheiro Descrição TamanhoFormato 
Tomaz & Cruz-Santos 2023.pdf1,42 MBAdobe PDFVer/Abrir

Este trabalho está licenciado sob uma Licença Creative Commons Creative Commons

Partilhe no FacebookPartilhe no TwitterPartilhe no DeliciousPartilhe no LinkedInPartilhe no DiggAdicionar ao Google BookmarksPartilhe no MySpacePartilhe no Orkut
Exporte no formato BibTex mendeley Exporte no formato Endnote Adicione ao seu ORCID